Time enfrenta Camarões às 16h. Japão e Marrocos surpreendem, e Alemanha está fora da Copa. Veja os confrontos já definidos. Próxima fase começa amanhã. Importante alertar que caso o Brasil continue em 1º lugar no seu grupo G jogará na segunda às 16h. Se ficar em 2º joga na terça 16h
A seleção brasileira encerra nesta sexta-feira (2), às 16h, sua participação na primeira fase da Copa do Mundo do Catar. Com o time já classificado, o técnico Tite vai pôr os reservas em campo no jogo do Brasil contra Camarões, poupando a equipe principal para o desafio das oitavas de final, provavelmente já na próxima segunda (5) – caso preserve a primeira colocação no grupo G. O contestado lateral Daniel Alves entra em campo e será o capitão.
Desta forma, aos 39 anos de idade, ele se tornará o jogador mais experiente a vestir a camisa da Seleção em uma Copa do Mundo, estabelecendo um novo recorde na história do futebol brasileiro. Confira a provável escalação de Brasil x Camarões:
Brasil: Ederson; Daniel Alves, Éder Militão, Bremer e Alex Telles; Fabinho e Fred (Bruno Guimarães); Rodrygo (Everton Ribeiro); Antony, Gabriel Jesus (Pedro) e Gabriel Martinelli. Técnico: Tite
Camarões: Epassy, Fai, Castelletto, N’Koulou e Tolo; Hongla, Anguissa e Kunde; Mbeumo (Aboubakar), Choupo-Moting e Ekambi. Técnico: Rigobert Song
Quando entrar em campo, a seleção já saberá qual será o adversário nas oitavas, após os jogos do grupo H ao meio-dia. Para manter a liderança da chave, basta o Brasil empatar com a seleção de Camarões. Com duas vitórias, o Brasil tem 6 pontos e saldo de 3 gols, enquanto a Suíça tem 3 pontos e 0 de saldo. Camarões e Sérvia têm 1 ponto. Se o time do Brasil perder, ainda pode manter o primeiro lugar, desde que a Suíça não vença a Sérvia. Ou vencer, mas não superar Brasil no saldo de gols.
Caso confirme a primeira posição no grupo G, o Brasil enfrentará o segundo colocado do H, que reúne Portugal (6 pontos), Gana (3), Coreia do Sul (1) e Uruguai (1). Tudo dependerá do resultado das partidas que serão disputadas a partir das 12h: Coreia x Portugal e Gana x Uruguai.
Marrocos e Japão avançam
Ontem (1º), a boa surpresa foi a classificação de Marrocos em primeiro lugar no seu grupo (F). A equipe africana derrotou o Canadá (2 a 1). Já Croácia e Bélgica não saíram do zero. Os croatas permanecem no torneio. Os belgas, que eliminaram a seleção brasileira em 2018, voltam para casa.
No grupo E, mais surpresas. O Japão derrotou a Espanha por 2 a 1, de virada, assim como havia feito na estreia, contra a Alemanha, e ficou em primeiro. Os espanhóis se classificaram no saldo de gols. Desse modo, só terão um confronto com o Brasil se ambos chegarem à final.
Por sua vez, os alemães, pela segunda Copa seguida, são eliminados na primeira fase, mesmo vencendo a Costa Rica (4 a 2).
Com isso, se ambos avançarem em seus próximos jogos, Brasil e Japão se enfrentarão nas quartas-de-final desta edição da Copa, na próxima sexta.
Outra surpresa, na quarta-feira, foi a classificação da Austrália, após vencer por 1 a 0 a Dinamarca, que acabou na lanterna. A zebra também passeou no jogo Tunísia 1 x 0 França, mas sem alterar a liderança dos franceses.
As partidas desta sexta-feira encerram a fase de grupos da Copa. E também definem os quatro últimos classificados para a próxima fase do mundial, de um total de 16. A partir do fim de semana, começam as oitavas, sempre com jogos eliminatórios.
Confira as partidas já definidas:
Sábado (3)
Holanda x Estados Unidos, às 12h
Argentina x Austrália, às 16h
Domingo (4)
França x Polônia, às 12h
Inglaterra x Senegal, às 16h
Segunda (5) * Caso o Brasil continue em 1º lugar no grupo G joga segunda
Japão x Croácia, às 12h
1º do G x 2º do H, 16h
Terça (6) *Caso o Brasil fique em 2º lugar no grupo G joga na terça
Marrocos x Espanha, às 12h
1º do H x 2º do G, 16h
Crédito: Lucas Figueiredo/CBF
Fonte: RBA
Escrito por: Vitor Nuzzi