Todos os trabalhadores do Banco do Brasil (BB) que estejam ou tenham sido comissionados na função de assistente de negócios (Asnegs) a partir de 2005, na Baixada Santista, devem comparecer com urgência à sede do Sindicato dos Bancários de Santos e Região. Já estão sendo ajuizadas as ações plúrimas referentes às 7ª e 8ª horas e os bancários não podem abrir mão desse direito. Os acordos oferecidos pelo BB propõem valores muito abaixo do que é devido e já houve ganho de causa de Asnegs de outros estados com processos plúrimos.
As ações começaram a ser organizadas pelo novo departamento jurídico do Sindicato após assembleia com a categoria, em 21/8, que decidiu pelo ajuizamento de ações plúrimas. A atual assessoria jurídica dos Bancários de Santos também trabalha para o Sindicato do Espírito Santo, estado onde este modelo de ação foi vitorioso. Importante ressaltar que o Asneg capixaba tem exatamente a mesma função do Asneg paulista.
Nas ações plúrimas, cada processo é composto por um grupo de até 5 bancários. De acordo com o departamento jurídico, pode ter direito a participar quem foi Asneg desde 2005 e que estejam ativos ou tenham se desligado do Banco, por qualquer motivo, de setembro de 2013 até agora.
Documentos
Quando for ao sindicato, o bancário precisa levar:
– Carteira de Trabalho;
– Histórico funcional;
– CPF;
– RG
É preciso agendar consulta gratuita com os advogados do Sindicato por meio do telefone 3202-1670. Elas podem ser marcadas de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. O Sindicato dos Bancários de Santos e Região fica na Avenida Washington Luiz, 140, Encruzilhada, Santos.
Leia também: Sindicato reestrutura Setor Jurídico para melhor atender a categoria
Fonte: Imprensa Seeb Santos e Região