Começa nesta sexta-feira (28/3) o Congresso Nacional convocado pela INTERSINDICAL, Movimento Avançando Sindical (MAS), Trabalhadores na Luta Socialista (TLS) e setores independentes para fundar uma central sindical de trabalhadores. Na atividade, que acontece até domingo (30/3) também haverá eleição da direção, aprovação de seus estatutos e de um plano de lutas.
A Baixada Santista estará representada por várias categorias como bancários, jornalistas, rodoviários e trabalhadores de sindicatos.
Vão participar do Congresso delegados de entidades sindicais de várias categorias e oposições, minorias sindicais, associações de trabalhadores de caráter sindical de todo o Brasil, além de movimentos populares que organizam trabalhadores na luta por moradia, terra, trabalho, cultura, saúde pública, entre outros, dispostos a participar da fundação e construção da central.
O Congresso acontece em São Paulo, capital, no Centro Trasmontano (dias 28 e 29) e na Quadra do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo (29 e 30). Rua Tabatinguera, 294, Centro (próximo ao Metrô Sé).
“Participamos do início da construção e das lutas da Intersindical desde 2005. Estamos construindo a Central juntamente com outros movimentos políticos, sindicais e sociais. A Intersindical tem o objetivo de organizar e mobilizar os trabalhadores do campo e da cidade para o enfrentamento nas lutas de classes entre trabalhadores e patrões. A central promove um sindicalismo autônomo e independente de patrões, dos governos e dos partidos. Além de suas ações cotidianas em busca de uma sociedade socialista”, explica Ricardo Saraiva Big, integrante da coordenação nacional da Intersindical e presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região.
Fonte: Imprensa SEEB Santos e Região