Pesquisadores da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, descobriram que frutas e vegetais crus podem ser melhores para sua saúde mental do que frutas e legumes cozidos, enlatados e processados
De acordo com a cientista Tamlin Conner, professora de psicologia e principal autora do estudo, as campanhas de saúde pública têm se concentrado historicamente em aspectos de quantidade para o consumo de frutas e vegetais que sugerem cinco por dia. No entanto, o estudo publicado descobriu que, para a saúde mental em particular, também pode ser importante considerar a maneira como o consumo é realizado.
#Assista: Apoio Emocional e Prevenção ao suicídio – palestra do CVV
“Nossa pesquisa destacou que o consumo de frutas e vegetais em seu estado ‘não modificado’ está mais fortemente associado a uma melhor saúde mental em comparação com frutas e vegetais cozidos, enlatados e processados”, diz ela.
Para o estudo, mais de 400 jovens adultos da Nova Zelândia e dos Estados Unidos com idade entre 18 e 25 anos foram pesquisados. Esta faixa etária foi escolhida porque adultos jovens tipicamente têm o menor consumo de frutas e vegetais entre todas as faixas etárias e possuem alto risco para transtornos mentais.
As pessoas que comeram mais frutas e vegetais crus tiveram níveis de bem-estar psicológico melhorados, incluindo melhor humor e satisfação com a vida, descobriram os pesquisadores.
>> Consequências da depressão no organismo
“Controlando as covariáveis, o consumo de frutas e vegetais crus previu níveis mais baixos de sintomatologia da doença mental, como depressão, e melhores níveis de bem-estar psicológico, incluindo humor positivo, satisfação com a vida e florescimento. Esses benefícios para a saúde mental foram significativamente reduzidos.“
Os 10 principais alimentos crus relacionados a uma melhor saúde mental foram: cenouras, bananas, maçãs, folhas verdes escuras como espinafre, toranja, alface, frutas cítricas, frutas frescas, pepino e kiwis.
>> Cadastre-se no whats do Sindicato: clique aqui (pelo celular) e informe banco onde trabalha e nome
Fonte: Hypeness