Brasília – As pautas específicas de reivindicações dos trabalhadores do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal foram entregues nesta segunda-feira (dia 17). As reuniões com as diretorias dos dois bancos foram realizadas em Brasília.
As reivindicações do Banco do Brasil que o Comando Nacional levou, entre outras, foram: a criação de um Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), o fim da lateralidade e a volta do pagamento de substituições, o fim do voto de Minerva na Previ e o fim do assédio moral.
Já na Caixa, entre as demandas que o Comando Nacional destacou foi a implantação do novo Plano de Cargos Comissionados (PCC), com critérios claros e democráticos para a progressão na carreira e com a devida valorização das funções. As negociações com o banco já vêm ocorrendo, mas a Caixa não cumpriu seu compromisso de apresentar uma proposta até o dia 30 de junho.
É lamentável que o setor majoritário do Comando Nacional não incorpore a questão das perdas salariais, visto o que o próprio presidente da Fenaban, Fábio Barbosa, reconheceu que a situação do Brasil e dos bancos é positiva mesmo no cenário de crise. ?Reafirmamos que o Sindicato dos Bancários de Santos e Região não vai abrir mão das perdas salariais e que estará pautando sempre que tiver oportunidade.? Diz Ricardo Saraiva ? Big, Presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região.