Diretores do Sindicato dos Bancários de Santos e Região fazem Curso da Fundacentro dando continuidade a pesquisa sobre o observatório CIPA na Baixada Santista. O Curso tem duração de quatro dias de 12 a 15/04/2016 e foi realizado na Fundacentro Santos, rua Itororó (79), no Centro. Participam do curso Eneida koury (Presidente do Sindicato), Elcio Quinta (tesoureiro), Márcia Peres (Secretária Geral Adjunta) e Sirandi Santos (Secretária de Segurança e Saúde do Trabalhador).
Um dos grandes problemas enfrentados na área de segurança e saúde do trabalhador é justamente os conflitos existentes entre a saúde do trabalhador e a remuneração do capital investido pelo empregador.
Segundo o Observatório CIPA, com a saúde não se negocia, pois o que deve prevalecer em uma negociação é a transformação por melhores condições de trabalho, fundamentais à promoção da saúde dos trabalhadores.
O Curso coloca questões legais e o que preconizam nossas leis, níveis de negociação por melhores condições de trabalho, mecanismos de participação dos trabalhadores e a importância de um Observatório de CIPA.
O Observatório
O principal objetivo para a concepção do Observatório de CIPA da Baixada Santista é a promoção de um espaço de discussão, vigilância e controle dos acidentes de trabalho entre cipeiros e sindicatos. O Observatório promove cursos de atualização para cipeiros. A equipe da Fundacentro envolvida no projeto pretende que o Observatório de Cipas da Baixada Santista seja também uma experiência de avaliação, implementação e adequação da NR-5 enquanto política pública.
Crédito: Mazinho Carvalho
Fonte: Comunicação dos Bancários de Santos e Região
Escrito por: Gustavo Mesquita