Reajuste abaixo da inflação, NÃO! Votaram os bancários e bancárias reunidos no Sindicato em assembleia, dia 26/8. Daqui para frente o caráter será de Estado de Asssembleia Permanente
Em Assembleia da Campanha Salarial dos Bancários, na noite de sexta-feira (26/8), no Sindicato dos Bancários de Santos e Região, a categoria recusou a proposta de reajuste abaixo da inflação apresentada pela Fenaban e deliberou a instalação de Assembleia Permanente, que vale para convocação imediata nos dias seguintes, conforme as negociações ou para deliberar greve.
Com isso, todos os bancários e bancárias sócios(as) e não sócios(as) da base do Sindicato devem ficar atentos as convocações de assembleias futuras, a qualquer momento, por nossas redes sociais e informativos.
Proposta abaixo da inflação
A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) apresentou, na 17ª rodada de negociação, também dia 26/8, o que rejeitado pelo Comando Nacional dos Bancários imediatamente na mesa:
· Proposta de reajuste de apenas 75,8% da inflação, o que dá aproximadamente um índice de apenas 6,65%. Perda real de 2% nos salários.
· Para a PLR continua 100% da inflação apresentado pela Fenaban na 16ª rodada.
· Após pressão do movimento sindical, os bancos retiraram a cláusula de compensação dos programas próprios da PLR.
· A inflação, medida pela INPC, estimada para o acumulado até agosto é de 8,88%.
Bancos garantem cerca de 9 milhões anuais aos executivos
O valor anual da remuneração dos executivos dos maiores bancos tem previsão de ultrapassar R$ 8,9 milhões em 2022. A soma é 132 vezes maior que o salário anual da função de escriturário (salário, 13º, férias, tickets, PLR). E eles ainda querem diminuir salários e PLRs dos funcionários.
Fonte: Comunicação do SEEB de Santos e Região