fbpx
Início Cartilha ajuda no combate ao assédio moral contra bancários

Cartilha ajuda no combate ao assédio moral contra bancários

25 de novembro de 2013

O Ministério Público do Trabalho (MPT) lançou a cartilha "Assédio moral em estabelecimentos bancários". A publicação visa esclarecer os trabalhadores sobre o assédio moral no ambiente laboral, que afeta 66% dos bancários, conforme pesquisa da Contraf.

Um estudo realizado pela Universidade de Brasília (UnB) revela que, diariamente, um bancário tenta suicídio e, a cada 20 dias, um deles acaba por consumar o ato. O assédio moral é caracterizado como uma ação repetitiva ou sistematizada, que objetiva afetar a dignidade da pessoa, além de criar um ambiente de trabalho humilhante, degradante, desestabilizador e hostil. Essa prática provoca danos à integridade psíquica, física e à autoestima do trabalhador, além de representar prejuízo à carreira do trabalhador atingido.

Existem duas formas de assédio: o vertical – que é praticado pela chefia ou pessoas de nível hierárquico maior ao da vítima – e o horizontal, que ocorre entre funcionários com o mesmo nível ou função. Acesse a cartilha do MPT sobre assédio moral em estabelecimentos bancários: http://migre.me/gliWe .

Quer saber mais sobre o assunto?

Assista ao vídeo: http://migre.me/gliYs

Veja a pesquisa da UnB que fala sobre o suicídio no setor bancário: http://migre.me/gliXO

Crédito: Imagem: Cartilha “Assédio moral em estabelecimentos bancários”
Fonte: Procuradoria Regional do Trabalho da 16ª Região

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco

2022 | Permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Licença Creative Commons