fbpx
Início Notícias Carta protocolada é exigência para garantir estabilidade pré-aposentadoria
Notícias

Carta protocolada é exigência para garantir estabilidade pré-aposentadoria

19 de dezembro de 2018

Estabilidade no emprego de até 24 meses antes da aposentadoria está na CCT da categoria

A estabilidade pré-aposentadoria é uma das conquistas dos bancários e bancárias, garantida na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. Quem já cumpre os requisitos para ter a estabilidade precisa ficar atento a um procedimento fundamental: é preciso protocolar no banco um comunicado, escrito pelo empregado, informando que já se enquadra no período pré-aposentadoria.

 

As regras para a estabilidade estão na cláusula 27 da atual CCT (2018/2020) e abordam 3 situações:

 

– Para os bancários e bancárias com pelo menos 5 anos de vínculo com o banco, a estabilidade é válida “por 12 (doze) meses imediatamente anteriores à aquisição ao direito ao benefício de aposentadoria da Previdência Social”.

 

– Para os homens, com pelo menos 28 anos de vínculo com o banco, a estabilidade é válida “por 24 (vinte e quatro) meses imediatamente anteriores à aquisição ao direito ao benefício de aposentadoria da Previdência Social”.

 

– Para as mulheres, com pelo menos 23 anos de vínculo com o banco, a estabilidade é válida “por 24 (vinte e quatro) meses imediatamente anteriores à aquisição ao direito ao benefício de aposentadoria da Previdência Social”.

 

Em todos os casos, a garantia se extingue automaticamente quando o bancário passar a fazer jus à aposentadoria.

 

# Curta o Sindicato no Facebook

 

Mudança

Na atual CCT, válida desde 1º de setembro deste ano, houve uma mudança na cláusula 27 em relação aos outros acordos. Agora, é preciso o envio do comunicado escrito pelo bancário para todos e todas que têm direito à estabilidade pré-aposentadoria.

 

clique aqui para baixar modelo geral de carta

 

clique aqui para baixar modelo de carta para bancários do Banespa

 

Antes, a carta era necessária apenas para os casos de bancários com pelo menos 5 anos de banco para estabilidade de 12 meses.

 

Dúvidas sobre a pré-aposentadoria e outras questões previdenciárias podem ser esclarecidas com o secretário de Assuntos Previdenciários, Daniel Mandu. Ele atende na sede do Sindicato (Av. Washington Luiz, 140, Encruzilhada / Santos) nas segundas, terças, quintas e sextas, das 14h às 17h e às quartas-feiras das 9h às 12h. O telefone do sindicato é o 3202-1670.

 

>> Cadastre-se no whatsapp do Sindicato: clique aqui (pelo celular) e informe o banco onde trabalha e seu nome

Fonte: Imprensa Seeb Santos e Região

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco

2022 | Permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Licença Creative Commons