Atualização em 29/1: Apesar do governo do Estado de São Paulo ter cancelado o ponto facultativo no feriado de Carnaval, os bancos informaram que seguirão o calendário estabelecido pela Febraban para o Carnaval.
Neste ano, por conta da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), muitos bancários e bancárias estão em dúvida sobre como os bancos vão funcionar durante o Carnaval. Recentemente a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) lançou comunicado sobre o tema.
De acordo com o documento, nos dias 15 e 16 de fevereiro (segunda e terça-feira de Carnaval) não haverá expediente ao público nas agências bancárias de todo o Brasil.
Já na Quarta-Feira de Cinzas (17 de fevereiro), o início do expediente está definido para meio-dia (horário de cada local). Em relação ao encerramento do expediente neste dia, ele deve ser feito no horário normal de fechamento das agências.
Leia também: Bancos não funcionarão no Carnaval, mesmo após cancelamento de feriado em SP
Porém, ainda sobre o dia 17/2, o documento ressalta que “nas localidades em que o encerramento do expediente ocorra antes das 15h, o atendimento ao público deverá ter seu início antecipado de modo a garantir o mínimo de 3 horas de expediente ao público.”
Mais de 200 mil mortes
O Brasil já tem mais de 200 mil mortes por causa da Covid-19. Apenas ontem, 12/1, foram 1.110 vítimas de acordo com o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass). Distanciamento social é, no momento, uma das medidas mais eficazes para combater a doença, além do uso de máscara e cuidados com a higiene.
As aglomerações no final do ano passado, por conta do Natal e Ano Novo, são apontados como os principais causadores do crescimento dos números da pandemia pelo país. É fundamental que no Carnaval as medidas de segurança sejam seguidas e respeitadas.
Fonte: Comunicação Seeb Santos e Região