Aglomeração de pessoas e distração na hora de pagar compras criam o ambiente ideal para que golpistas descubram a senha e troquem o cartão
O cidadão deve ficar ligado. Em época de Carnaval, muita gente se aproveita para dar golpes que, muitas vezes, passam despercebidos e quando a pessoa se dá conta, já era. É o caso da captura da senha e troca do cartão.
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As quadrilhas especializadas aproveitam a aglomeração e a distração do folião para roubar os dados e usar o cartão. Eis como funciona: o golpista entrega a maquininha para o cliente digitar a senha. Ele se aproveita de um momento de distração do comprador, ou usa algum truque e desvia sua atenção, para que a pessoa insira, por engano, a senha no campo destinado ao valor da compra, permitindo que o bandido tenha acesso a informação.
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Ainda aproveitando a falta de atenção do comprador, o golpista troca o cartão e devolve um similar, muitas vezes do mesmo banco. A troca só é percebida muito tempo depois. Para evitar cair na cilada, é fundamental que o cidadão dobre a atenção ao realizar compras. Nada de conversa e distração. Na hora de digitar a senha e conferir o valor, todo cuidado é pouco.
Para reduzir os riscos de ser vítima de golpistas, destacamos as seguintes orientações:
Nunca empreste ou entregue o seu cartão para ninguém e nunca o perca de vista. Pode haver a troca do cartão sem que você perceba;
Ao efetuar pagamentos com seu cartão, não deixe que ele fique longe do seu controle, confira o valor e tome cuidado para que ninguém observe a digitação da sua senha;
Ao finalizar a compra e pegar o cartão de volta, veja se é o seu nome que está nele.
Solicite sempre a via do comprovante de venda e confira o valor impresso da compra;
Sempre que possível, passe você mesmo o cartão na maquininha.
Cadastre-se para receber avisos por SMS ou e-mail a cada transação realizada com seu cartão, assim, é possível identificar com rapidez uma transação fraudulenta;
Nunca guarde a senha junto com o cartão. Isso reduz o risco em casos de perda ou roubo;
Tome cuidado com esbarrões ou encontros acidentais, que possam levar a perder de vista, temporariamente, o seu cartão magnético. Se isso ocorrer, verifique se o cartão que está em seu poder é realmente o seu. Em caso negativo, ligue imediatamente para o banco e solicite o cancelamento do cartão;
Quando for destruir um cartão, corte o chip ao meio. Mesmo com o plástico cortado, é possível fazer transações se o chip estiver intacto;
Em caso de roubo, perda ou extravio do seu cartão, ligue imediatamente para a Central de Atendimento do seu banco e solicite o cancelamento do cartão. Em caso de roubo, também registre um B.O. na delegacia mais próxima.
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Fonte: SEEB Bahia e Febraban