O Canadá é o terceiro país a aprovar a vacina, depois do Reino Unido e do Bahrein e o Brasil vacila ao invés de correr para vacinar. Incompetência geral
Após o Reino Unido, o Canadá autorizou o uso emergencial da vacina da Pfizer. O imunizante é produzido pela farmacêutica norte-americana em parceria com a BioNTech.
A Health Canada (a Anvisa deles), agência que regula as vacinas no país, anunciou a aprovação nesta quarta-feira (9). O Canadá é a terceira região a aprovar a vacina, depois do Reino Unido e do Bahrein. Ambos aprovaram o imunizante na última semana.
A agência local revisou os dados e entendeu que o imunizante é seguro, eficaz e poderá ser aplicado na população maior de 16 anos de todo o país, em caráter emergencial.
“A Health Canada recebeu a submissão da Pfizer em 9 de outubro de 2020. Após uma revisão completa e independente das evidências, a Health Canada determinou que a vacina Pfizer/BioNTech atende aos rigorosos requisitos de segurança, eficácia e qualidade do Departamento para uso no Canadá“, diz o comunicado da agência.
Segundo Justin Trudeau, primeiro-ministro do país, a vacinação deve começar ainda em dezembro.
Na segunda-feira (7), Trudeau anunciou que 249.000 doses da vacina da Pfizer estarão disponíveis até o final do ano. Nesse primeiro momento, as doses serão destinadas principalmente a idosos em lares de longa permanência e à equipe que trabalha lá.
Crédito: Aurélio Pereira/Fotos Públicas
Fonte: Infomoney