Com vistas a atuação na campanha salarial deste ano e também refletir sobre o seu caráter organizativo, a militância da Intersindical de diversos estados que atuam na categoria bancária realizarão neste final de semana (09 e 10/06), seu 3º encontro nacional na cidade de São Paulo.
A crise do sistema financeiro internacional e com reflexos no Brasil (especulações acerca da venda da filial do Santander no país), a garantia de emprego na categoria bancária (o Itaú de março/2011 a março deste ano já demitiu 8.000 trabalhadores), e suas possíveis saídas: regulação do sistema financeiro X estatização do sistema financeiro.
As condições de trabalho/saúde também serão debatidas haja vista ser a categoria bancária uma das que mais sofre com a imposição de metas e modelos de gestão onde se vigora a violência organizacional resultando num altíssimo índice de suicídio: 1 a cada 21 dias.
A remuneração que engloba não somente um índice não somente para repor a inflação do período como também refletir a mais-valia gerada pela classe trabalhadora para a banqueirada. Também no tema da remuneração se debaterá o modo de se contrapor a remunerações individualizadoras e que fragilizam a solidariedade de classe. E por fim, se debaterá a proposição de planos de carreira, cargos e salários com o intuito de dar perspectiva aos trabalhadores e que os mesmos não fiquem sujeitos aos dissabores que venham a impactar o lucro da banqueirada.
Além destes, haverá também o debate acerca da organização da militância da Intersindical Bancária para a atuação no cenário político-econômico citado.
Esperam-se militantes oriundos de diversas unidades da federação: Ceará, Brasília, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, entre outros.
Conheça a programação:
Sábado – 09/06
9h30 – Conjuntura nacional e internacional – Gilberto Maringoni
12h30 – almoço
13h30 – Campanha salarial: emprego, remuneração, saúde e condições trabalho
17h – encerramento
Domingo – 10/06
10h00 – Encontro Bancos Públicos: Reivindicações nos Bancos Públicos
Local: Rua São Bento, 413 – São Paulo
Fonte: Imprensa SEEB Santos e Região com informações Bancários na Luta