Abertura de plano de aposentadoria preocupa porque vai impactar na redução do número de empregados, que já estão com sobrecarga de trabalho e sob pressão. Mobilização é o caminho para que concursados sejam chamados
A Caixa Econômica Federal reabriu o prazo para adesão ao Plano de Apoio à Aposentadoria (PAA), a partir desta segunda-feira, 9/5. O período para efetivação do desligamento não foi divulgado, mas o PAA contemplará empregados que já estão aposentados pelo INSS e continuam trabalhando, e ainda os que estarão aptos a se aposentar. As condições serão as mesmas do plano realizado no início deste ano, com participação voluntária.
Na avaliação do movimento sindical, a abertura de um novo PAA ocorre em um momento bastante complicado e poderá acarretar agravamento das condições de trabalho nas unidades. A diminuição do número de empregados resultará em ainda mais sobrecarga e levará a situações de adoecimento. É urgente a retomada das contratações!
Cadastre-se no whatsapp do Sindicato dos Bancários
No PAA realizado em 2015, cerca de 3.200 empregados deixaram a Caixa. No Plano de Apoio à Aposentadoria deste ano, cujo prazo de adesão terminou em 31 de março, o banco pode ter desligado mais 1.500. Nas duas ocasiões, a direção do banco confirmou que não iria repor as vagas. Enquanto isso, há 30 mil aprovados no concurso público de 2014 aguardando convocação. Foi um dos maiores certames da história, com quase 1,2 milhão de inscritos. Menos de 8% aprovados foram efetivamente admitidos.
Leia também: Caixa para reestruturação. Entidades lutarão pela reversão do que foi feito
Fonte: Com informações da Fenae