Batizado de “Acolhe”, criação do canal era cobrada há mais de 1 ano pelo movimento sindical
A Caixa Econômica Federal lançou nesta terça-feira, 18, o “Acolhe”, Canal de Apoio às Empregadas em Situação de Violência Doméstica e Família. Esse tipo de serviço, conquista histórica da categoria bancária, é resultado das lutas do Comando Nacional dos Bancários, que cobrou a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) até a entidade se comprometer com a pauta.
É essencial que vítimas de violência tenham um lugar seguro para procurar ajuda num momento tão difícil. A partir do acordo firmado entre o Comando e a Fenaban, todos os bancos passaram a dar atendimento diferenciado e sigiloso para as mulheres vítimas da violência doméstica.O movimento sindical cobrou por mais de 1 ano a implantação desse canal de apoio.
Escuta e orientações
O Acolhe oferece escuta qualificada e orientações sobre serviços e medidas de apoio às vítimas, com o sigilo das informações garantidos. O atendimento será realizado por empregadas treinadas, além de uma equipe multidisciplinar de profissionais credenciadas, como psicólogas e assistentes sociais, em parceria entre a Diretoria Executiva de Pessoas (DEPES) e a Ouvidoria (OUVID).
As empregadas receberão informações práticas para registro de denúncia, assistência jurídica, rede de serviços públicos de atendimento psicossocial, entre outros. Caso a equipe de acolhimento indique a necessidade de alguma medida de apoio, os gestores poderão ser informados, se houver o consentimento da empregada.
As empregadas podem acionar o serviço pelo número (61) 3521-6188, e pelo aplicativo Sou CAIXA, na versão web. O canal telefônico funciona de segunda a sexta, das 12h às 18h.
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Fonte: Contraf