No mês de outubro foi encaminhado pelo sindicato um ofício p/ todas agências da região cobrando dos bancos manutenção dos equipamentos de climatização tendo em vista a chegada do verão.
Se depender da Caixa, as condições de trabalho e a qualidade de vida dos trabalhadores ficarão sempre em último plano. Em várias agências da região, os bancários estão convivendo com um imenso calor por causa do grande número de aparelhos de ar condicionado quebrados. Há casos em que os equipamentos funcionam precariamente há muito tempo. Este foi o caso das agências São Vicente e Gonzaga, onde as temperaturas atigiram níveis insuportáveis nos últimos dois dias.
Na quinta-feira, 21/02, os funcionários da agência São Vicente e o Sindicato, decidiram paralisar as atividades durante todo o dia. Hoje foram entregues 20 ventiladores e 12 aparelhos de umidificação de ar. O banco comprometeu-se instalar aparelhos Split até o dia 06/03 na agência.
Na agência Gonzaga, na manhã desta sexta, os funcionários com a presença do Sindicato, decidiram manter as atividades da agência paralisadas. A Caixa comprometeu-se a solucionar os problemas ainda hoje.
“No verão, quase todas as agências apresentam problemas com os aparelhos de ar condicionado, mas nenhuma medida é tomada para dar uma solução definitiva ao problema, e os bancários ficam dias e dias trabalhando em condições insalubres por conta do calor. A climatização do ambiente de trabalho não é um privilégio, é uma necessidade. Os bancos devem garantir as condições mínimas de trabalho e atendimento nas agências”, afirma Eneida Koury, Secretária Geral do Sindicato.
Leia mais: Agência Ana Costa sem condições de trabalho
Fonte: Imprensa SEEB Santos e Região