A Caixa se comprometeu a apresentar o relatório completo em janeiro, durante reunião extraordinária
Novamente, a Caixa deixou os empregados sem ter como avaliar o equilíbrio financeiro do Saúde Caixa referentes a 2017 e 2018, pois não apresentou o relatório atuarial. A instituição mostrou aos membros do Conselho de Usuários do plano somente a prévia do estudo atuarial. Falta transparência.
Foi o segundo ano consecutivo que o banco tomou esta atitude. Depois da cobrança dos conselheiros, a Caixa se comprometeu a apresentar o relatório completo em janeiro durante reunião extraordinária. Porém, os integrantes do Conselho solicitaram o envio antecipado, com no mínimo 15 dias.
Ainda entregaram documento, durante a 8ª reunião ordinária, realizada nesta quarta-feira (12/12), para demonstrar preocupação com o descumprimento do acordo coletivo, o qual está prevista a apresentação do relatório até o fim do exercício. Caso não aconteça, as decisões do conselho referentes ao equilíbrio financeiro do plano podem ser comprometidas.
As próximas reuniões dos membros titulares, eleitos e indicados do Conselho de Usuários do Saúde Caixa estão previstas para 21 de março, 13 de junho, 19 de setembro e 12 de dezembro de 2019.
Desempenho
Como ainda não foram resolvidas pendências relativas a não cobrança de empregados desligados pelo PDVE 2017, os dados apresentados pela Caixa apresentam déficit no exercício 2018. Tudo porque não houve reajustes nos itens de custeio do Saúde Caixa e a inflação médica tem sido bastante elevada.
Até 30 de novembro deste ano, o resultado está negativo em cerca de R$ 133 milhões. Mas, como o banco não apresentou o relatório atuarial de 2017/2018 o conselho não pode tomar nenhuma providência para reequilibrar o plano.
Fonte: Seeb BA