Posse de Rita Serrano ocorreu na data em que o banco completou 162 anos; representantes dos trabalhadores destacam expectativa com o cumprimento do papel social, mas também os desafios que serão enfrentados
A nova presidenta da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, assumiu o cargo ontem quinta-feira (12), mesmo dia em que o banco completou 162 anos de existência. O anúncio de que Rita seria a nova presidenta da Caixa ocorreu no dia 30 de dezembro e a nomeação só foi publicada segunda-feira (9), no Diário Oficial da União. A cerimônia de posse, foi realizada a partir das 18h, no Teatro da Caixa Cultural, em Brasília, contou com a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Rita, que era a representante eleita pelos empregados para o Conselho de Administração da Caixa, assume a presidência com o compromisso de manter uma relação de respeito com as entidades representativas dos trabalhadores. “A Caixa é um banco que tem que ter como foco a sua sustentabilidade e a sua integridade e isso, às vezes, limita as ações que a gente tenha com relação à pauta dos empregados. Mas, é fundamental ter transparência e manter o diálogo no processo de negociação e de discussão da pauta dos trabalhadores”, disse Rita Serrano.
Expectativa
A Coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa, Fabiana Uehara Proscholdt, comentou sobre as expectativas criadas pela nomeação de Rita Serrano para a presidência da Caixa. “O banco público, nas mãos certas, pode ser um importante instrumento para a execução de políticas públicas, contribuindo para a redução da desigualdade e para o desenvolvimento econômico e social país”, pontuou.