Se Liga

Caiu na Malha Fina? Entenda os motivos

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
Caiu na Malha Fina? Entenda os motivos

Cerca de 700 mil brasileiros estão nessa situação, por diferentes motivos

Dezembro é o mês em que a Receita disponibiliza o último lote de restituição do imposto de renda para 2019. Quem não foi contemplado até agora, pode ter caído na malha fina. Cerca de 700 mil brasileiros estão nessa situação, por diferentes motivos.

 

O contribuinte entra para a chamada malha fina por inconsistências encontradas pela Receita Federal nas informações prestadas. Podem ser informações que não foram checadas corretamente, erros mais simples, fáceis de serem corrigidos, por meio de retificação.

 

>> Siga o Sindicato no twitter

 

A inconsistência, no entanto, pode vir do outro lado. Nesse caso, sair da malha fina pode demorar mais. Por exemplo, se o contribuinte informou corretamente os valores de seus recibos médicos, mas o médico não, a declaração fica na malha fina até os dados serem corrigidos.

 

O próprio contribuinte pode descobrir o que há de errado com a sua restituição. Basta entrar no site da Receita Federal, na área de extrato do Imposto de Renda. É preciso ter cadastrada uma senha para o acesso. Conforme o ajuste feito na retificação, o valor de imposto a ser restituído pode diminuir, ou o contribuinte pode passar a ter de pagar.

 

Motivos para uma declaração cair na malha fina são:

 

# Omissão de rendimentos do titular ou seus dependentes;

 

# Despesas médicas;


# Divergências entre o IRRF informado na declaração e o informado pela fonte pagadora (imposto retido pela empresa ao longo do ano);


# Dedução de previdência oficial ou privada, dependentes, pensão alimentícia e outras.

 

>> Cadastre-se no whats do Sindicato: clique aqui (pelo celular) e informe banco onde trabalha e nome

Escrito por: Caio Bartine - Consultor e Professor de Direito Tributário do Damásio Educacional
Fonte Migalhas - 14/12
Postado por Fabiano Couto em Notícias

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
[Voltar ao topo]
X

Fale Conosco:

Você pode contar sempre, com o Sindicato, para isso estamos deixando, mais um canal de comunicação, com você. Envie informações, denúncias, ou algo que julgar necessário, para a Luta dos Bancários. Ou ligue para: 0800 771 1920

Atenção: Todas as denúncias feitas ao sindicato são mantidas em sigilo. Dos campos abaixo o único que é obrigatório é o email para que possamos entrar em contato com você. Caso, não queira colocar o seu email pessoal, você pode colocar um email fictício.

Aguarde, enviando contato!