fbpx
Início Notícias Brevíssimo Tributo a David Capistrano da Costa Filho
Notícias

Brevíssimo Tributo a David Capistrano da Costa Filho

22 de novembro de 2012

José Eduardo Guerra Jardim


O dia 10 de novembro último marcou doze anos da morte do ex-prefeito de Santos, Dr. David Capistrano da Costa Filho, mais conhecido como David Capistrano.

Embora só tenha vivido ciquenta e dois (52) anos, é considerado um dos o maiores sanitarista da sua geração. 

Na política, David se notabilizou de duas maneiras: a primeira como elaborador e gestor de políticas pioneiras na área de saúde e a segunda como articulador político.

No período de 1989 a 1996, quando David foi, sucessivamente, Secretário de Saúde (de 1989 a 1992) e Prefeito de Santos (de 1993 a 1996), a cidade teve a oportunidade de ver Capistrano desenvolver políticas importantíssimas. Destaco algumas delas para que os mais jovens tenham a noção do trabalho desenvolvido e comandado por David: 

1. Implantação da rede básica de saúde, cuja materialização se deu pela implantação das Policlínicas, atuais UBS – Unidade Básica de Saúde; 
2. Criação dos AMBESP – Ambulatório de especialidades médicas; 
3. Políticas de Combate a AIDS com a criação do CRAIDS – Centro de Referência de AIDS, com a distribuição do coquetel de medicamentos para o combate ao vírus HIV; 
4. Intervenção na Casa de Saúde Anchieta, um dos marcos da luta antimanicomial no Brasil;

Na Saúde Pública David recebeu reconhecimento nacional e internacional e, mesmo tendo vivido só cinquenta e dois anos, é considerado até hoje um dos mais brilhantes sanitaristas da sua geração.

O trabalho desenvolvido por David na saúde formou uma série de companheiros, os quais trabalham em Secretarias de Saúde de municípios e estados, em Organizações de Saúde, no Ministério da Saúde e na Organização Mundial de Saúde..

David também se notabilizou na articulação político – partidário, pois fez parte de uma família de tradição na política e ligada ao Partido Comunista Brasileiro. Ele fez política desde a adolescência, mas vou me restringir a sua militância na nossa cidade.

David veio para Santos em 1988, enviado pelo Diretório Estadual para organizar a campanha do PT para a prefeitura, cuja candidata era a Deputada Estadual Telma de Souza. Nessa campanha, David teve uma participação destacada, participando da organização da frente de partidos denominada Unidade Democrática e Popular (UDP) –  a qual era formada por PT, PSB e PC do B, coligação que levou Telma de Souza a ser eleita prefeita para o quadriênio 1989-1992 e que deu sustentação ao governo democrático e popular, vitorioso nas urnas.

No primeiro governo da Unidade Democrática e Popular, David foi Secretário de Saúde e um dos principais articuladores para o alto índice de aprovação daquele governo.

Para a disputa do segundo mandato – 1993/1996 – manteve-se a Unidade Democrática e Popular e David foi escolhido candidato a Prefeito com o apoio da, na época, Prefeita Telma de Souza. A campanha foi muito acirrada, mas na disputa do 2º turno David trouxe apoios ligados ao PMDB e ao PSDB e conseguiu se eleger prefeito.

Ao assumir a Prefeitura de Santos valorizou as políticas para os morros ao ampliar o trabalho do Grupo Executivo de Morros e implantar a Administração Regional dos Morros.

Na habitação deu início a um ousado projeto de casas populares no Dique da Vila Gilda, cujo objetivo era retirar os moradores das casas de palafitas e transferi-los para unidades habitacionais de alvenaria.

Na Prodesan substituiu os trailers de lanches na praia pelos quiosques de alvenaria, implantou a coleta de lixo noturna, as primeiras passarelas sobre os canais da praia e fez uma experiência com a coleta de lixo efetuada por contêineres de plásticos.

David Capistrano foi, e é até hoje considerado um homem público do mais alto gabarito, que se destacou por organizar os setores de esquerda e implantar políticas públicas pioneiras, com foco na população mais carente e, também, com um olhar de desenvolvimento para o nosso município.

Fonte: José Eduardo Guerra jardim é advogado formado pela Universidade Católica de Santos

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco

2022 | Permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Licença Creative Commons