Após demissão, o banco não queria receber documentação que constatou sua gravidez
O Sindicato dos Bancários de Santos e Região garantiu a reintegração ao trabalho de uma bancária do Bradesco, após a confirmação de que ela está grávida. A readmissão só ocorreu com pressão dos dirigentes sindicais contra o banco, que incialmente não quis aceitar laudo médico apresentado depois da demissão.
A dispensa aconteceu na agência do Shopping Litoral Plaza, em Praia Grande, no dia 17/1. De acordo com o relato da bancária, no momento da demissão ela disse à gerência do banco suspeitar que estava grávida.
Ao ser desligada do Bradesco, a mulher procurou o Sindicato. Ela foi orientada a procurar sua médica para providenciar documentação que confirmasse a gravidez. Posteriormente foi constatado que a bancária estava grávida há 4 meses.
Orientação interna
Porém, quando a bancária tentou protocolar a entrega do laudo, o Bradesco não quis receber por causa de orientação interna para não receber qualquer documento após demissão. Diante da negativa do banco, o Sindicato contatou a gerência regional e relações sindicais do Bradesco.
Só depois da pressão do Sindicato o banco recebeu a documentação da bancária. Ela foi reintegrada na quinta-feira, 26/1. “Caso o banco não revertesse a demissão, iríamos entrar com processo na Justiça”, comentou o dirigente sindical e funcionário do Bradesco, Ednilson Santos.
Além da Constituição Federal, a estabilidade para gestantes também está prevista na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos bancários. Para fortalecer as lutas por manutenção e conquistas de direitos é fundamental que a categoria esteja associada ao sindicato.
Qualquer problema em agências bancárias da Baixada Santista deve ser denunciado aos dirigentes sindicais e por meio do fale conosco do site www.santosbancarios.com.br. Outros canais de comunicação do Sindicato são o whatsapp e facebook.
Fonte: Imprensa Seeb Santos e Região