A direção do Banco do Brasil divulgou na terça-feira, 17, que pretende estender o horário de atendimento em duas horas em algumas agências pelo país, entre os dias 25 de julho e 8 de agosto. A mudança do horário seria em função de uma demanda do programa “Bom Pra Todos. No informe, o banco também garantiu que as agências do BB não abrirão nos finais de semana.
De acordo coma direção do Banco do Brasil, os bancários receberão as horas-extras normalmente, estejam eles na jornada correta de bancário de seis horas ou como comissionados, que deveriam trabalhar seis horas, mas trabalham oito horas. Nos casos dos bancários que hoje fazem oito horas, estes devem registrar normalmente as duas horas a mais no ponto.
Os bancários precisam ser consultados e não pressionados a fazer horas-extras. A maioria das agências já sofre com falta de funcionários, todos estão sobrecarregados, alguns já fazem prorrogação de expediente e o acréscimo dessas duas horas só vai piorar a situação. Sem contar que a ampliação das horas de trabalho pode prejudicar quem faz faculdade ou qualquer outra atividade.
A assessoria jurídica do Sindicato reafirma que os bancários não são obrigados a fazer as horas extraordinárias e não podem ser retaliados por isso.
Por isso, o Sindicato dos Bancários orienta que as pessoas denunciem qualquer abuso ou obrigatoriedade imposta para a realização do trabalho.
Conheça o art. 61 da CLT
Art. 61 – Ocorrendo necessidade imperiosa, poderá a duração do trabalho exceder do limite legal ou convencionado, seja para fazer face a motivo de força maior, seja para atender à realização ou conclusão de serviços inadiáveis ou cuja inexecução possa acarretar prejuízo manifesto
Fonte: SEEB ES