Delegada sindical está sendo indiciada em processo administrativo porque pediu esclarecimentos sobre os motivos que exigiam o trabalho presencial de funcionários terceirizados portadores de doenças e idade que os torna do grupo de risco
O Banco do Brasil abriu processo administrativo contra a bancária e delegada sindical Thais Menezes, eleita pelos colegas do Complexo Verbo Divino do Banco do Brasil, em São Paulo.
“O banco quer processar a delegada sindical, do Cesup Plataforma SP, porque pediu esclarecimentos sobre os motivos que exigiam o trabalho presencial de funcionários terceirizados portadores de doenças e idade que os torna do grupo de risco. Sua atitude é humana e foi eleita para atender e defender as necessidades do conjunto de trabalhadores, que coabitam o mesmo local, sejam terceirizados ou não”, ressalta Ricardo Saraiva Big, presidente em exercício do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e funcionário do BB.
Numa atitude humanitária, Thais pedia esclarecimentos do porquê o banco não trata esses colegas da mesma forma que tratam os bancários do Banco do Brasil, colocando-os em uma situação de inferioridade, quando não lhes é oferecida a opção de home office ou dispensados para sua proteção, sem prejuízo de salários e benefícios.
“Em mais uma atitude autoritária, adotada nos últimos tempos, o BB não esclareceu à delegada sindical e, ainda, lhe acusa de divulgar o assunto nas redes sociais, sem provas, inclusive citando a divulgação de uma fotografia na qual não se pode caracterizar o local de trabalho, tampouco se o local é no BB ou não, que busca apenas ilustrar a divulgação do assunto quanto à sua gravidade. Fotos registradas de festas e confraternizações dentro dos locais de trabalho podem, para denunciar não podem”, ironiza Andre Elias, dirigente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e funcionário do banco.
Importante destacar: o texto e a fotografia divulgados nas redes sociais são de março, deste ano, início da pandemia, e a interpelação pelo Cesup ocorreu no fim de setembro, ferindo questões de tempestividade quanto a denúncia e sua interpelação.
O Sindicato dos Bancários de Santos e Região é solidário a bancária e delegada sindical, Thais Menezes, e repudia a retaliação do BB a uma iniciativa legítima e humana em defesa dos trabalhadores terceirizados e contra a disseminação da pandemia. Também repudia a prática antissindical do banco, gerido pelo governo federal, que cada vez mais ataca os sindicatos e o direito dos trabalhadores bancários e de forma geral. O Sindicato defende também o direito do exercício à liberdade de expressão de qualquer cidadão, sem ofensas, calúnias, mentiras ou difamação!
Crédito: SEEB ES
Fonte: SEEBs de São Paulo e Espirito Santos com comunicação do SEEB de Santos e Região