Lucros

BB, Itaú, Bradesco e Santander são os bancos que mais lucram no mundo

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
BB, Itaú, Bradesco e Santander são os bancos que mais lucram no mundo

A safra de balanços do terceiro trimestre confirmou o que muita gente já suspeitava: os bancos brasileiros lucram muito, mas muito mesmo. Quanto?

>> Negociações avançam e bancários não trabalharão aos sábados

 

Segundo a Economática, Itaú Unibanco, Bradesco, Santander e Banco do Brasil apresentaram a maior rentabilidade entre os 453 bancos acompanhados pela consultoria e que negociam ADRs nas bolsas dos Estados Unidos.

 

Do total de instituições analisadas pela Economática, 45 possuem ativos totais superiores a US$ 100 bilhões. É neste grupo que a consultoria concentrou seu levantamento. Ele é composto por 19 bancos dos Estados Unidos, seguidos por Brasil, Canadá e Reino Unido (quatro bancos cada); Japão e Coreia (três bancos cada), Espanha e Índia (com dois bancos cada).

 

>> Fortaleça suas Lutas, Sindicalize-se!

 

O Santander Brasil aparece na liderança absoluta, com ROE (Retorno sobre Patrimônio Líquido, na sigla em inglês) de 19,25% no acumulado de 12 meses encerrados em setembro. Em segundo lugar, vem o Itaú Unibanco, com ROE de 18,59%; seguido pelo Bradesco (ROE de 19,97%), e o Banco do Brasil (ROE de 17,71%).

 

BB, Itaú, Bradesco e Santander são os bancos que mais lucram no mundo

 

O banco estrangeiro mais bem posicionado é o Royal Bank of Canada, que surge em quinto lugar, com ROE de 16,13%.

 

Polêmica

 

A discussão ganha ainda mais importância, quando se lembra que, nesta semana, o Conselho Monetário Nacional (CMN) determinou que os bancos não podem cobrar mais que 8% de juros ao mês, no cheque especial.

 

Os bancos, por meio da Febraban, protestaram, alegando que a medida é intervencionista, e que qualquer queda na taxa de juros deve ser promovida por meio de soluções de mercado.

 

>> Siga o Sindicato no twitter

 

Já analistas estimaram que a queda nos lucros dos bancos, causada pelas restrições nos juros, será pequena. O Credit Suisse, por exemplo, projeta um corte de 1% a 3% no lucro dos bancos brasileiros em 2020.

 

A Economática informa, ainda, que a mediana (medida que separa uma amostra estatística meio-a-meio) da rentabilidade dos bancos brasileiros, no terceiro trimestre, foi mais que o dobro da dos bancos americanos. Em números, o ROE dos brasileiros foi de 18,28%, ante os 8% dos americanos.

 

>> Cadastre-se no whatsapp do Sindicato: clique aqui (pelo celular) e informe banco onde trabalha e nome

Escrito por: Márcio Juliboni
Fonte Money Times - 29/11
Postado por Fabiano Couto em Notícias

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
[Voltar ao topo]
X

Fale Conosco:

Você pode contar sempre, com o Sindicato, para isso estamos deixando, mais um canal de comunicação, com você. Envie informações, denúncias, ou algo que julgar necessário, para a Luta dos Bancários. Ou ligue para: 0800 771 1920

Atenção: Todas as denúncias feitas ao sindicato são mantidas em sigilo. Dos campos abaixo o único que é obrigatório é o email para que possamos entrar em contato com você. Caso, não queira colocar o seu email pessoal, você pode colocar um email fictício.

Aguarde, enviando contato!