Entre os grandes conglomerados financeiros nas Américas, os bancos brasileiros apresentaram as maiores taxas de rentabilidade considerando os resultados obtidos neste primeiro trimestre, aponta um levantamento da consultoria Economática.
A consultoria fez um recorte a partir um critério exigente: ativos totais superiores a US$ 100 bilhões, o que restringiu a amostra a apenas 19 “gigantes” financeiros: desse montante, somente quatro não têm a operação principal sediada nos EUA: os brasileiros Banco do Brasil, Itaú Unibanco, Bradesco e a filial brasileira do grupo espanhol Santander.
Para comparar as rentabilidades dos bancos, a Economática levou em conta a rentabilidade sobre patrimônio (ROE) num prazo de 12 meses, isto é, a divisão do lucro líquido pelo patrimônio líquido desse período.
Ainda conforme a consultoria, somente três bancos dessa amostra tiveram um ROE acima de 20%: Banco do Brasil (26,4%), Bradesco (22,3%) e Itaú Unibanco (20,5%). O banco americano melhor colocado nessa amostra, o US Bancorp, teve um ROE calculado em 12,91%.
Fonte: F