Os funcionários do Banco do Brasil realizaram protesto, dia 25/11, com a paralisação de toda a rede de 36 agências da Baixada Santista, contra a reestruturação promovida pelo governo federal. As unidades ficaram sem atendimento das 8h às 12h.
“Os funcionários entenderam o recado e as paralisações e a resistência iniciaram de dentro para fora organizadas pelo Sindicato”, afirma Ricardo Saraiva Big, Secretário Geral do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e funcionário do BB.
A rápida intervenção do Sindicato traduziu-se em uma ampla mobilização na Baixada Santista envolvendo cerca de 700 bancários. A diretoria, após a informação do Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada (PEAI), não perdeu tempo. Na mesma semana reuniu-se com a superintendência regional, fez assembleia com os funcionários e organizou a primeira paralisação das agências no País.
“Tivemos reunião com o superintendente e realizamos assembleia com os funcionários. Estamos prontos para a resistência contra este Plano, agências fechadas, acúmulo de função, falta de funcionários e principalmente aos passos rumo à privatização. É necessário construir uma luta nacional”, diz Eneida Koury, Presidente o Sindicato dos Bancários de Santos e Região, e funcionária do BB.
Ato Público dos Funcionários às 10h
Os bancários de várias unidades também realizaram um ato de protesto formando uma corrente de resistência na agência Santos, na rua XV de Novembro, 195, no centro de Santos/SP. Foram utilizados cartazes, estandartes, carro de som e entrega de cartas abertas à população denunciando o desmonte dos bancos públicos com a finalidade de privatização.
Cadastre-se no whatsapp do Sindicato dos Bancários
Crédito: Fernando Diegues
Fonte: SEEB de Santos e Região
Escrito por: Luiz Gustavo de Mesquita Soares