fbpx
Início Notícias Banco do Brasil Bancos que financiam desmatamento na Amazônia são processados pelo MPF
Banco do Brasil

Bancos que financiam desmatamento na Amazônia são processados pelo MPF

8 de abril de 2011

O Ministério Público Federal (MPF) no Pará entrou com duas ações civis públicas em 31/03, contra o Banco do Brasil e o Banco da Amazônia (Basa). A acusação é de que esses bancos concederam empréstimos com dinheiro público para fazendas que tem irregularidades ambientais e trabalhistas. Isso liga diretamente os bancos a atividades de desmatamento da Amazônia e casos de trabalho escravo.

O Procurador da República no Pará, Daniel Avelino, fala sobre a iniciativa do MPF.

“A gente tem de um lado a grande parcela dos produtores rurais sem acesso ao crédito, em uma burocracia que inviabiliza a adesão de projetos hoje voltados à sustentabilidade. E por outro lado nós temos a concessão de empréstimos sem o menor controle ambiental, facilitando inclusive o desmatamento”.

Foram feitas investigações nos dez municípios com maiores índices de desmatamento e o cruzamento de dados de outros órgãos públicos, como do Ministério do Trabalho e Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente). A apuração do MPF comprova que os empréstimos cedidos descumpriam a Constituição, leis ambientais, regulamentos financeiros e tratados internacionais. Somente nesses dez municípios, o total de empréstimos foi de R$ 26 milhões.

O Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) também é réu nas duas ações, devido à ineficiência no controle e cadastramento dos imóveis rurais no Pará.

Os processos prevêem que os bancos paguem indenizações por danos à coletividade e que sejam feitas mudanças na política de financiamento à atividade rural na Amazônia, com prioridade para produtores ambientalmente responsáveis.

Fonte: R

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco

2022 | Permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Licença Creative Commons