fbpx
Início Notícias Bancos propõem reajuste que está entre os piores de 2024
Notícias

Bancos propõem reajuste que está entre os piores de 2024

30 de agosto de 2024

O reajuste salarial proposto pela Fenaban, na 12ª mesa de negociação quinta-feira, 29/08, está entre os 20% piores dentre os 9.609 acordos trabalhistas fechados este ano no país. Mais de 85% desses acordos tiveram aumento real médio de 1,5%, enquanto os bancos, um dos setores mais lucrativos da economia, oferecem entre 0,09% e 0,23% acima da inflação aos bancários.

Segundo os sindicalistas, a Fenaban está enrolando e tentando usar a tática do cansaço, mudando pouquíssimo os índices de reajuste a cada proposta apresentada. Tentando fragmentar a categoria. Enquanto a alta cúpula é valorizada, com remuneração média de R$ 9,2 milhões por diretor executivo, para a maioria dos funcionários propõe perdas e aumento só de metas, pressão e adoecimento.

Propostas rejeitadas

Na 12ª rodada de negociação da Campanha, os bancos apresentaram duas propostas com índices baixos e que dividiam a categoria por faixas salariais. As duas foram fortemente rejeitadas pelo Comando na mesa.

A primeira proposta, apresentada na parte da manhã, previa reajustes diferenciados, escalonados por quatro faixas salariais. Além disso, previa apenas a reposição da inflação para vales, PLR e demais verbas, e para essas verbas ainda adiava o reajuste para outubro, o que causaria um prejuízo de R$ 35 milhões aos trabalhadores.

spbancarios.com.br

A segunda proposta, apresentada na parte da tarde, reduziu o total de faixas para três e aumentou um pouco os percentuais de reajuste por faixa. Continuou prevendo apenas a reposição da inflação para os tickets, a PLR e demais verbas. E trouxe todos os reajustes para 1º de setembro, como tem de ser, já que é a data base dos bancários. Mas continuou bem aquém do que espera e merece a categoria bancária.

spbancarios.com.br

O Comando dos Bancários rejeitou ambas as propostas na mesa, e deixou claro que não aceita a fragmentação da categoria, nem o desrespeito à data base: os reajustes têm de vir em 1º de setembro.

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco