Mais de 60% do lucro líquido dos cinco maiores bancos do país vieram da remuneração do depósito compulsório vindos do Banco Central em 2011.
Mais de 60% do lucro líquido dos cinco maiores bancos do país vieram da remuneração do depósito compulsório vindos do Banco Central (BC) em 2011. Foram R$ 33,6 bilhões, do total de R$ 50,7 bilhões de lucro no período. Os números são dos bancos Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, de estudo feito pelo Dieese. É o dinheiro público sendo destinado diretamente para os bancos.
O depósito compulsório é utilizado pelo BC para controlar a quantidade de dinheiro que circula na economia. A medida influencia o crédito disponível e as taxas de juros cobradas.
O aumento em 97,4% neste retorno aos bancos em relação ao ano anterior é apontado como resultado das medidas macroprudenciais do BC no final de 2010. Assim, o órgão visava conter o crescimento do crédito ao consumo e combater a inflação, sem a necessidade de elevar a taxa Selic.
Até fevereiro, 100% desses recursos retornavam aos bancos. Para este ano, está prevista uma redução parcelada desse retorno. Quando reduz o compulsório, o BC dá aos bancos mais dinheiro para emprestar aos seus clientes.
Fonte: Radioagência NP