Fiscalização

Bancos em Cubatão são multados por irregularidades no atendimento

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter
Bancos em Cubatão são multados por irregularidades no atendimento

Bancos cortam postos de trabalho e sobrecarregam os bancários, o que afeta o atendimento aos clientes

Uma fiscalização em agências bancárias de Cubatão resultou em multa para três dos quatro bancos da Cidade, por problemas no atendimento aos clientes. Cada instituição foi penalizada em R$ 5 mil pela Prefeitura.

 

O Banco do Brasil e o Santander foram multados por exceder "o tempo razoável de atendimento" nos caixas de mais de 15 minutos em dias normais (dias que não estão próximos a feriados prolongados), conforme o parágrafo 1º, do artigo 1º da Lei Municipal 3.722/2015.

 

Já a Caixa Econômica Federal foi multada por não disponibilizar senhas numéricas de atendimento com o registro do horário de chegada do cliente e o efetivo atendimento nos caixas. Essa obrigatoriedade está prevista no parágrafo 2º da lei 3.722. 

 

Os bancos tem 20 dias para se defender, a partir da data da notificação, ou pagar os valores das multas.

 

Culpa não é dos bancários

Com lucros bilionários, parte deles arrecadado com as altas tarifas pagas pelos clientes, os bancos têm reduzido postos de trabalho nas agências e ampliado a cobrança por metas. Com isso, os funcionários ficam sobrecarregados para atender as demandas. A culpa pelos problemas no atendimento é dos banqueiros, que tem plenas condições de aumentar o número de trabalhadores nas unidades. 

 

Lei

A lei municipal de 2015 determina as obrigações no atendimento aos usuários das agências bancárias situadas no território de Cubatão. A lei obriga as agências bancárias a disponibilizar, próximo ao setor dos caixas, senhas que comprovem os horários de chegada e de atendimento dos usuários. Da mesma forma, estabelece o "tempo razoável" de atendimento de, no máximo, 15 minutos em "dias normais". Em dias "não normais", que são aqueles próximos a feriados prolongados, o atendimento fica estendido para 30 minutos.

 

O usuário das agências bancárias pode denunciar o não cumprimento da norma municipal através de requerimento administrativo no Protocolo Geral da Prefeitura (andar térreo do Paço Municipal), endereçado à Secretaria de Finanças, para as providências cabíveis - sem prejuízo dos procedimentos previstos no Código de Defesa do Consumidor.

 

>> Cadastre-se no whatsapp do Sindicato: clique aqui (pelo celular) e informe banco onde trabalha e seu nome.

Fonte: Com informações da Prefeitura de Cubatão
Postado por Fernando Diegues em Notícias

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter
[Voltar ao topo]
X

Fale Conosco:

Você pode contar sempre, com o Sindicato, para isso estamos deixando, mais um canal de comunicação, com você. Envie informações, denúncias, ou algo que julgar necessário, para a Luta dos Bancários. Ou ligue para: 0800 771 1920

Atenção: Todas as denúncias feitas ao sindicato são mantidas em sigilo. Dos campos abaixo o único que é obrigatório é o email para que possamos entrar em contato com você. Caso, não queira colocar o seu email pessoal, você pode colocar um email fictício.

Aguarde, enviando contato!