fbpx
Início Bancos brasileiros têm os juros de cartão de crédito mais altos do mundo

Bancos brasileiros têm os juros de cartão de crédito mais altos do mundo

28 de junho de 2012

Quem não paga a totalidade da fatura do cartão de crédito, adiando parte dos valores para o mês seguinte, acaba se expondo ao crédito rotativo, utilizado como forma de refinanciamento da dívida do cartão. Tal crédito cobra taxas de juros altíssimas, cuja média é de 237,9% ao ano, segundo a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste). 
Essa taxa, comparada às cobradas em outros países da América Latina, coloca o Brasil, com folga, na primeira posição da lista. É que o segundo colocado, a Argentina, pratica uma taxa cinco vezes menor, de 50% ao ano. 
No México, a taxa é de 36,2% ao ano, enquanto na Venezuela é de 29% ao ano e na Colômbia, 28,5% ao ano.
O Brasil não perde a dianteira nem com a inclusão dos EUA e de países da Europa e da Ásia à lista. Essa taxa faz com que o brasileiro que adia, por 12 meses, o pagamento de R$ 1 mil na fatura de um cartão que cobre 18% de juros ao mês, acumule uma dívida de R$ 7.287,59, segundo cálculos da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).
Hessia Costilla, economista da Proteste, comenta que a associação começou a acompanhar o segmento de cartões de crédito em 2004. “Desde então, a taxa só cresce”, afirma, indo na contramão da taxa básica de juros, que no período foi reduzida quase pela metade, saindo de 16,5% para 8,5% ao ano. Hoje, há quem pratique juros, no cartão, de 600% ao ano. Há três anos, não passava de 400%. “Não é uma taxa que segue a Selic.”
“Daqui a um ano, o mercado certamente estará falando de outras taxas”, prevê Eduardo Abreu, diretor da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

Fonte: Valor Econômico

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco