Os bancos aumentaram as taxas de juros praticadas nas linhas de crédito mais populares oferecidas aos consumidores. A informação foi divulgada pelo Procon-SP. O aumento dos juros foi registrado no empréstimo pessoal e nas linhas de cheque especial. O acompanhamento aconteceu no mês de julho.
Em sete instituições financeiras acompanhadas, o Itaú registrou alta em suas taxas para empréstimo pessoal de 6,43% ao mês. No Bradesco foi 6,32% e Santander 5,99%. Já no Banco do Brasil (BB) chegou em 5,39%. O Safra e a Caixa Econômica Federal ofereceram as menores taxas, mas o aumento chegou perto de 5,5%.
Considerando as linhas de cheque especial, o banco Safra registrou alta 12,30% ao mês, o Santander 9,99% e o HSBC 9,95%. As menores taxas foram registradas na Caixa, com 8,27%, no BB 8,49% e Bradesco 8,87%.
Um estudo divulgado pela empresa LCA Consultores mostrou que a dívida dos consumidores brasileiros com os bancos e com as financeiras bateu recorde no mês de abril, chegando a R$ 653 bi. Do total, 60% equivalem a juros.
Fonte: R