Bancários paralisam agências em Santos e S.Vicente, nesta segunda-feira, 18

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
Bancários paralisam agências em Santos e S.Vicente, nesta  segunda-feira, 18


Sem dar trégua ao Itaú, os bancários, organizados pelo Sindicato, paralisaram as agências da Conselheiro Nébias, 549, em Santos; e a da Presidente Wilson, 82, em São Vicente, nesta segunda-feira, dia 18/07/2011, por 24h, contra as mortes, demissões e a pressão feita nos bancários. 

Conforme Walmir Gomes, diretor do Sindicato e funcionário do Itaú, as denúncias das mortes foram feitas no Encontro Nacional dos Funcionários do Itaú, realizada dia 08/07, em São Paulo. Segundo membros da Comissão de Organização de Empregados (COE) somente no 1º semestre de 2011, já faleceram cinco funcionários do banco. O último foi um caixa, com 23 anos, por Infarto em pleno expediente em uma agência, na capital. 

Conforme os relatos dos dirigentes sindicais da capital, o caixa pediu por dois dias consecutivos para deixar a função e ser levado ao pronto socorro, porque estava passando mal. A chefia o impediu, sob a alegação de não ter outro bancário para colocar em seu lugar. No segundo dia, no início da tarde, enquanto trabalhava no caixa, caiu fulminado por um ataque do coração. O COE e o movimento sindical estão investigando todo o caso para tomarem as medidas cabíveis contra o banco.

Chegou-se ao absurdo de uma gerente, com apoio da Superintendência Regional chantagear e pressionar funcionária, com estabilidade no emprego, por força do acordo coletivo da categoria, com 30 anos de Itaú, a renunciar ao seu direito e ser demitida, senão outros dois seriam no seu lugar. “Se for confirmado, isto configura tortura psicológica, assédio moral e violência contra os trabalhadores”, diz Fabiane Pinheiro, diretora do Sindicato e funcionária do Itaú.

“A vida dos trabalhadores bancários no Itaú está sendo ameaçada pela falta de funcionários e a ganância dos banqueiros Roberto Setúbal e Sérgio Moreira Salles. O maior banco da América Latina não se satisfaz com lucros recordes de mais de R$ 13 bilhões em 2010 ou o novo recorde de R$ 3,53 bilhões no 1º trimestre deste ano”, ressaltou Eneida Figueiredo Koury, Secretaria Geral do Sindicato.

Fonte G
Postado por em Notícias

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
[Voltar ao topo]
X

Fale Conosco:

Você pode contar sempre, com o Sindicato, para isso estamos deixando, mais um canal de comunicação, com você. Envie informações, denúncias, ou algo que julgar necessário, para a Luta dos Bancários. Ou ligue para: 0800 771 1920

Atenção: Todas as denúncias feitas ao sindicato são mantidas em sigilo. Dos campos abaixo o único que é obrigatório é o email para que possamos entrar em contato com você. Caso, não queira colocar o seu email pessoal, você pode colocar um email fictício.

Aguarde, enviando contato!