Duas agências da Caixa Econômica Federal (CEF) na Baixada Santista foram paralisadas, na manhã de hoje (8/1), pelos trabalhadores e diretores do Sindicato dos Bancários e Santos e Região. As unidades ficam em São Vicente e Praia Grande e foram fechadas por causa de um problema que, infelizmente, é um velho conhecido da categoria nessa época do ano: a falta de refrigeração adequada. Após a intervenção, técnicos foram enviados aos locais para resolver a situação.
A Caixa de São Vicente fica na Rua Jacob Emmerick, ao lado do shopping Brisamar, no Centro da Cidade. O diretor de comunicação do Sindicato, Fabiano Couto, explicou que há mais de um mês alguns aparelhos Split de ar condicionado estão para ser instalados.
“Estivemos aqui (na agência) na sexta-feira (4/1) e falamos para que fosse feita a instalação. Como a solicitação não foi atendida, paralisamos hoje (8/1)”. O diretor ressaltou que houve relatos de trabalhadores que passaram mal por conta do calor insuportável.
Graças a paralisação, um grupo de técnicos foi até o banco para iniciar os serviços de adequação da rede elétrica e instalação dos aparelhos de ar condicionado. “Amanhã (9/1, quinta-feira), às 9h30, haverá uma reunião com os funcionários aqui na agência. Eles vão avaliar se haverá condições de trabalho para abrir na quinta-feira”, explicou Fabiano Couto.
A segunda unidade paralisada fica na Vila Tupi, em Praia Grande. De acordo com o apurado pela direção do sindicato, o problema na refrigeração do imóvel começou após o furto dos dutos de cobre. No início tarde de hoje (8/1), técnicos já estavam na agência providenciando a colocação das tubulações.
Carta
Em outubro, o Sindicato dos Bancários de Santos e Região enviou carta para todos os bancos solicitando que fossem feitas manutenções preventivas nos sistemas de ar condicionado.
“Desde 2012, sempre avisamos com antecedência os bancos sobre o problema do calor na região e a falta de condições de trabalho que o mau funcionamento dos sistemas de ar condicionado acarretam aos bancários”, afirma o presidente do Sindicato, Ricardo Saraiva Big.
Quem tiver denúncias sobre problemas em agências bancárias na Baixada Santista pode entrar em contato com os diretores do sindicato ou por meio do fale conosco do site www.santosbancarios.com.br .
Crédito: Aparelhos que ainda não tinham sido instalados
Fonte: Imprensa SEEB Santos e Região