Bancários não permitiram que a categoria trabalhe sábado na CAIXA

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter
Bancários não permitiram que a categoria trabalhe sábado na CAIXA

A Lei 7.430 da CLT garante: bancário não trabalha aos sábados. Por isso a diretoria do Sindicato dos Bancários de Santos e Região paralisou unidades da Caixa Econômica Federal, 12 de maio de 2012 em quatro cidades da Baixada

A diretoria do Sindicato paralisou as quatro agências da CAIXA que iriam abrir sábado, dia 12/05/64. A Lei 7.430 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) é específica, conforme o artigo 224, “a duração normal do trabalho dos empregados em bancos, casas bancárias e Caixa Econômica Federal será de 6 (seis) horas continuas nos dias úteis, com exceção dos sábados, perfazendo um total de 30 horas de trabalho por semana. (Redação dada pela Lei nº7.430, 17/12/85, DOU 18/12/85) – CLT. 

Portanto é ilegal as agências da Caixa Econômica Federal abrirem aos sábados para atender o público. Isto fere a Lei e é uma exploração do governo federal em sua ofensiva para retirar direitos dos trabalhadores e aumentar o lucro dos bancos.

“É inadmissível um juiz federal não garantir a Lei como aconteceu em Santos, fato não registrado em São Paulo, Ceará, Espírito Santo, Sergipe, Rio Grande do Sul e Santa Catarina que obtiveram liminar defendendo a Lei. O governo está de braços dados com banqueiros para atingir os trabalhadores.

O Sindicato dos Bancários de Santos e Região também fará manifestação contra a organização de Feirões da Casa Própria nos finais de semana pela Caixa”, enfatiza Ricardo Saraiva Big, presidente da entidade de classe.

“Este golpe para afrouxar as leis trabalhistas é bem conhecido de outras categorias, como os comerciários, por exemplo. Esta categoria em décadas passadas trabalhava de 2ª a 6ª feira, das 8h às 18h, com duas horas de almoço e aos sábados, das 8h às 12h. Atualmente, devido a exploração dos patrões, trabalham de 2ª a domingo, inclusive aos feriados , por 8, 9, 10 ou mais horas. Existem casos de trabalhadores em supermercados ou casas comerciais que ficam por até 3 meses sem nenhum tipo de folga”, ressalta Eneida Koury, Secretária Geral do Sindicato dos Bancários. 

“Outro modo de explorar e retirar postos dos bancários é a terceirização encontrada dentro dos bancos hoje em dia, onde trabalhadores são contratados com salários menores e sem os mesmos direitos. Sem esquecer dos correspondentes bancários na lotéricas, supermercados, correios, padarias, farmácias e outros estabelecimentos comerciais, que trabalham sem segurança adequada, ganham mal e correm risco de morte, finaliza Eneida.

Isto é o que o governo e os patrões querem fazer com os bancários burlando a Lei para abrir brechas e explorar a categoria com mais metas aos sábados, domingos e feriados. “Somos a favor que abaixem os juros, o que não pode é o governo explorar os trabalhadores e passar por cima da Lei”, diz Big.

OBS.: As agências da Caixa Econômica Federal paralisadas foram:
1) Santos Centro, rua Gal. Câmara, 09;
2) São Vicente Centro, Jacob Emerick, 215;
3) Praia Grande Boqueirão, Av. Presidente Costa e Silva, 748;
4) Guarujá Centro, Av. Leomil, 645

Fonte Imprensa SEEB Santos e Região
Postado por Fabiano Couto em Notícias

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter
[Voltar ao topo]
X

Fale Conosco:

Você pode contar sempre, com o Sindicato, para isso estamos deixando, mais um canal de comunicação, com você. Envie informações, denúncias, ou algo que julgar necessário, para a Luta dos Bancários. Ou ligue para: 0800 771 1920

Atenção: Todas as denúncias feitas ao sindicato são mantidas em sigilo. Dos campos abaixo o único que é obrigatório é o email para que possamos entrar em contato com você. Caso, não queira colocar o seu email pessoal, você pode colocar um email fictício.

Aguarde, enviando contato!