A Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb-SP/MS), deu seu pontapé inicial na Campanha Nacional de 2013, em Marília, dia 6/05, durante o 1º Encontro Regional dos Bancários (1º Erban) de Andradina, Araçatuba, Lins, Marília, São José do Rio Preto, Tupã e Votuporanga, que debateram os cinco principais eixos da campanha deste ano: Remuneração, Emprego, Saúde e Condições de Trabalho, Segurança e Sistema Financeiro Nacional.
Os Encontros Regionais são preparatórios à Conferência Interestadual, marcada para 20 e 21 de junho, em Mongaguá, quando serão definidas as reivindicações da base para a Conferência Nacional dos Bancários, que será realizada de 19 a 21 de julho de 2013. A data-base da categoria é 1º de setembro.
Calendário de Erbans
Dia 10 de maio | 2º Erban – Sindicato dos Bancários de Naviraí
Sindicatos participantes: Naviraí, Ponta Porã, Três Lagoas e Corumbá.
Dia 22 de maio | 3º Erban – Sindicato dos Bancários de Piracicaba
Sindicatos participantes: Piracicaba, Jaú, Sorocaba, Rio Claro, São Carlos, Ribeirão Preto e Franca.
Dia 04 de Junho | 4º Erban – Sindicato dos Bancários de Guaratinguetá
Sindicatos participantes: Guaratinguetá, Campinas, São José dos Campos e SANTOS.
BB
Os 318 delegados representantes de bancários do Banco do Brasil definiram as reivindicações específicas da Campanha Salarial 2013. As prioridades foram aprovadas no 24º Congresso Nacional dos Funcionários entre 17 e 19/05. Os debates foram centrados no combate à política do banco de impor o novo plano de funções comissionadas, permitir o assédio moral e adotar práticas antissindicais. Foram aprovadas as propostas para os eixos: remuneração e condições de trabalho, saúde e previdência; organização do movimento; e Banco do Brasil e o Sistema Financeiro Nacional.
Caixa
Os 337 delegados, representando trabalhadores da Caixa de todo o país aprovaram a pauta de reivindicações para a Campanha Salarial de 2013, durante o 29º Conecef (Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Federal) ocorrido de 17 a 19/05, em São Paulo. Entre as principais reivindicações estão jornada de seis horas para todos, mais contratações, valorização do plano de cargos e salários, melhorias na logística e fim do assédio moral.
Itaú
Os bancários do Itaú entregaram a pauta de reivindicações específicas ao banco. Seis itens compõem a minuta construída no Encontro Nacional dos Funcionários do Itaú, realizado de 2 a 4 de abril de 2013. São eles: emprego, remuneração, saúde e condições de trabalho, previdência complementar, plano de saúde e relação com o movimento sindical. Os sindicalistas deram ênfase à defesa do emprego. Cobraram o fim da eliminação de postos de trabalho, da rotatividade, dos processos de terceirização e do horário estendido nas agências, dentre outros pontos. Destacou-se a necessidade de ampliar e redimensionar as bolsas do auxílio-educação, bem como de estender esse auxílio para a pós-graduação.
HSBC
Respeito ao emprego, melhores condições de trabalho para preservação da saúde, fim do assédio moral, previdência complementar, plano de saúde e remuneração. Esses são alguns dos pontos levados pelos funcionários do HSBC ao Encontro Nacional, realizado entre 15 a 17 de maio, em Curitiba (PR). No Encontro foi tirado um calendário de lutas: no final de junho, Jornada Intercontinental de lutas HSBC; finalização e aprovação da pauta específica; data do lançamento da Campanha e entrega da pauta ao HSBC; atividade nacional conjunta pelas entidades; e definição de atividades periódicas nas bases.
Santander
Os funcionários do Santander farão seu Encontro Nacional dias 4 e 5 de junho.
Fonte: Imprensa SEEB Santos e Região