Nesta quinta-feira, dia 31/05/2012, a partir das 9h, os bancários farão manifestação com carro de som, faixas, cartazes e passeata no Centro de Santos, na agência da CAIXA, Gal. Câmara, 05, contra a abertura das unidades do banco estatal aos sábados, porque bancário não trabalha nos sábados. A saída da passeata pelas ruas do centro financeiro será às 12h da frente da agência do banco.
O protesto foca a Lei 7.430 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) é específica, conforme o artigo 224, “a duração normal do trabalho dos empregados em bancos, casas bancárias e Caixa Econômica Federal será de 6 (seis) horas continuas nos dias úteis, com exceção dos sábados, perfazendo um total de 30 horas de trabalho por semana. (Redação dada pela Lei nº7.430, 17/12/85, DOU 18/12/85) – CLT.
É ilegal as agências da Caixa Econômica Federal abrirem aos sábados para atender o público. Isto fere a Lei e é uma exploração do governo federal em sua ofensiva para retirar direitos dos trabalhadores e aumentar o lucro dos bancos.
Fonte: Imprensa SEEB Santos e Região