Bancários do Santander estiveram reunidos nesta sexta-feira (8/8) para elaborar a pauta de reivindicações específicas dos empregados do banco espanhol. O documento, que resultará na renovação do atual acordo aditivo, será entregue ao Santander na próxima quinta-feira (14).
O Sindicato dos bancários de Santos e Região estava representado pelos diretores Fabiano Couto, Estevam Souza e Pedro Castro Júnior. O encontro, que foi uma reunião ampliada da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do banco espanhol, aconteceu em São Paulo.
"Os trabalhadores do Santander são os únicos, entre os bancos privados, que possuem um aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT)", destacou Fabiano Couto. Entre os pontos elencados na pauta está o pagamento do Programa de Participação de Resultados (PPR), cujo valor reivindicado será definido após cálculo da subseção do Dieese na Contraf.
Bilhões
O Santander Brasil apurou lucro líquido gerencial de R$ 2,864 bilhões no primeiro semestre de 2014. Esse resultado significa 19% do lucro global do banco espanhol, que foi de 2,756 bilhões de euros.
"Nos próximos dias será marcada uma assembleia no Sindicato para referendar a minuta", explicou Pedro Castro Júnior. A negociação do aditivo acontece junto com a campanha salarial nacional dos bancários.
O aditivo é uma conquista dos trabalhadores do antigo Banespa. A luta do movimento sindical, ao longo dos anos, garantiu que esse direito continuasse valendo após a incorporação ao Santander e se estendesse para todos os empregados da empresa.
Fonte: Imprensa SEEB Santos e Região com informações da Contraf