fbpx
Início Notícias Bancários do Brasil se mobilizam para Conferência Nacional
Notícias

Bancários do Brasil se mobilizam para Conferência Nacional

16 de maio de 2024

Bancárias e bancários de todo o país se reúnem, em São Paulo, entre os dias 4 e 9 de junho, para definirem a pauta de reivindicações da categoria.

De 4 a 6 de junho ocorrem os congressos e encontros nacionais dos trabalhadores de cada banco em específico e de 7 a 9 de junho ocorre a 26ª Conferência Nacional das Bancárias e dos Bancários, com o objetivo de definir a pauta de reivindicações e a estratégia de atuação e de negociações com os bancos na Campanha Nacional.

Inicialmente, a conferência havia sido pensada para ocorrer de forma totalmente presencial, com seus mais de 600 delegados reunidos para debater sobre os temas de interesse da categoria, levando em conta a conjuntura política e social do país. Mas, para não prejudicar a participação da delegação do Rio Grande do Sul, os representantes do estado poderão participar remotamente.

Consulta vai até dia 2 de junho

Todas as bancárias e bancários, mesmo que não sejam filiados, podem responder ao questionário e apontar quais devem ser, em sua opinião, as prioridades da campanha no que se refere à remuneração, questões sociais, saúde e condições de trabalho entre outros pontos.

Para facilitar a participação, foi disponibilizado um sistema de resposta eletrônica pela internet, que estará disponível até o dia 2 de junho. Para responder, basta acessar o link https://consultabancarios2024.votabem.com.br/.

As respostas da consulta serão compiladas e se somarão às resoluções das conferências estaduais e regionais, além daquelas definidas nos encontros nacionais específicos dos trabalhadores de bancos públicos e de bancos privados, para serem debatidas na Conferência Nacional dos Bancários, que terá como principal tarefa a definição da pauta de reivindicações da categoria.

Organização e mobilização nacional

O movimento sindical bancário é referência para outras categorias pela grande organização e mobilização de suas campanhas. E isso só acontece porque todas as bancárias e todos os bancários podem participar desde a definição das prioridades e estratégias da campanha, até a aprovação final das cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria e dos acordos específicos por bancos.

Isso contribui para que a campanha se fundamente nos reais anseios da categoria, que se vê verdadeiramente representada na pauta de reivindicações e, até mesmo por isso, participa das atividades propostas pelo Comando Nacional e pelo seu sindicato.

Mas para que tudo aconteça é preciso que cada bancário e bancária também estejam mobilizados e atentos para as questões que são apresentadas pelo sindicato e participe das atividades propostas.

“A união e a sindicalização até agora foi o que garantiu direitos nas últimas campanhas onde a jornada, o salário, PLR, tíquetes, plano de saúde, descanso no final de semana e outros benefícios foram duramente atacados pelos banqueiros e o governo passado”, ressalta Eneida Koury, secretária de Finanças do Sindicato dos Bancários de Santos e Região, bancária do Banco do Brasil.

Veja abaixo o calendário de atividades:

  • Consulta Nacional à categoria: até 2 de junho
  • Conferência da Feeb SP/MS: 11 e 12 abril (já realizada)
  • 39º Congresso dos Empregados da Caixa: 4 a 6 de junho
  • 34º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil: 4 a 6 de junho
  • Encontro Nacional dos Empregados de Bancos Privados (Bradesco, Itaú, Mercantil do Brasil e Santander)
  • 26ª Conferência Nacional dos Bancários: 7 a 9 de junho
  • Entrega da Minuta de Reivindicações: data ainda não definida
Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco

2022 | Permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Licença Creative Commons