fbpx
Início Notícias Bancários definem pauta de reivindicações da Campanha Nacional da categoria
Notícias

Bancários definem pauta de reivindicações da Campanha Nacional da categoria

13 de junho de 2022

Além do índice de reajustes, bancários definiram as pautas de luta necessárias para a defesa da categoria e da Classe Trabalhadora em geral

Bancários e Bancárias de todo o País aprovaram, neste domingo, 12, o plano de lutas e a minuta de reivindicações que será apresentada à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para que comecem as negociações da Campanha Nacional 2022. A definição da pauta aconteceu no encerramento da 24ª Conferência Nacional dos Bancários, realizada entre os dias 10 e 12 de junho, em formato híbrido.

 

O conjunto das cláusulas da pauta para a Campanha Nacional dos Bancários 2022 foi aprovado por 99,1% das delegadas e delegados da conferência. Entre os pontos que foram votados separadamente foi aprovada a reivindicação de reajuste da inflação (INPC) + 5% nos salários e demais cláusulas econômicas e aumento maior para os vales refeição e alimentação.

 

Com lucros bilionários, os bancos têm plenas condições de atender as reivindicações da categoria. No período de 1 ano, entre março do ano passado e março de 2022, os cinco maiores bancos do país (Caixa, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander) lucraram juntos R$ 27,6 bilhões. Crescimento de 17,5%.

 

“Teremos uma difícil Campanha Nacional dos Bancários. O Governo Federal, com ajuda de parte do Congresso Nacional, vem sistematicamente atacando os nossos direitos. Mas seguiremos resistindo e exigiremos a manutenção de todos os nossos direitos e reajuste acima da inflação. A política econômica ultraliberal adotada pelo governo liberou aumentos que atingem os salários, diminui o poder de compra e gera fome e pobreza à população em geral”, diz Élcio Quinta, presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e funcionário do Itaú. Questões relacionadas à saúde do trabalhador também terão destaque na campanha deste ano.

 

Consulta Nacional

A construção da pauta de reivindicações contou também com os resultados da Consulta Nacional à categoria, que teve mais de 35 mil participações. A pesquisa indicou que os bancários e bancárias também estão preocupados com o que acontece no Brasil.

 

Dados da consulta apontam que para 84,3% da categoria é muito importante eleger, nas eleições deste ano, candidatos à Presidência e ao Congresso Nacional comprometidos com as pautas da classe trabalhadora. Outros 12,2% classificam como importante. Um Brasil sem fome, com equidade, emprego digno e salário justo, mais investimentos em saúde e educação, democracia, soberania e que valorize suas empresas estatais e bancos públicos também estão entre os anseios da categoria.

 

Assembleia

A minuta de reivindicações e as resoluções aprovadas pela 24ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro serão analisadas em assembleias a serem realizadas por sindicatos dos bancários em todo o País. Para os bancários e bancárias da Baixada Santista, a assembleia acontece nesta segunda-feira, 13, às 19h, na sede do Sindicato dos Bancários de Santos e Região (Avenida Washington Luiz, 140, Encruzilhada / Santos). Após a aprovação da pauta, o Comando Nacional dos Bancários entregará a minuta para a Fenaban.

Fonte: CONTRAF COM EDIÇÃO DA COMUNICAÇÃO SEEB DE SANTOS E REGIÃO

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco