Políticas da direção que reduzem o papel da Caixa pautam debates da mesa permanente.
A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa e o banco realizam a primeira reunião de 2017 da mesa de negociações permanente no dia 24 de janeiro (terça-feira), em Brasília. Diante das políticas que vem sendo adotadas pelo governo federal, a maior preocupação dos dirigentes sindicais foi com os direitos dos empregados, com o futuro do banco, a manutenção do caráter público da instituição e a importância da Caixa para o desenvolvimento do país.
A Caixa ainda não detalhou a proposta, mas anunciou a intenção de promover uma redução de 10 mil funcionários em seu quadro, por meio de um Programa de Demissão Voluntária (PDV) e de um Programa de Apoio à Aposentadoria (PAA), sem que haja novas contratações. Essa medida sobrecarrega os empregados, prejudica as condições de trabalho e o atendimento à população. Somado a isso, o banco extinguiu a função de caixa, criando a função de ‘caixa-minuto’, onde o trabalhador, recebendo por demanda, precisa sair do guichê para executar outras atividades de atendimento. Isso tira a atenção do funcionário e o coloca em risco.
Algumas questões devem receber mais atenção por já estarem em discussão com o banco nos GTs de Descomissionamento e pelo Fim do “Caixa-Minuto”. A Caixa apresentará uma proposta de revisão do RH184. Existem avanços frente à situação de hoje, mas ainda não é o que os funcionários precisam e vamos lutar para melhorá-la. A pauta será extensa. Entre outros assuntos, o movimento sindical exige esclarecimentos sobre a proposta de PDV/PAA anunciada pela mídia, a reestruturação na rede, áreas-meio e matriz, e casos comprovados de monitoramento de resultados por celular
Conheça a pauta completa
Pauta da Reunião da CEE com a Caixa
Propostas dos GTs descomissionamentos e “caixa-minuto”;
Continuidade da Reestruturação das áreas;
Saúde Caixa;
Avaliador de Penhor;
Agências “deficitárias”;
Agências digitais;
Rede de Operações;
PDV e PAA anunciados pela mídia;
Verticalização nas unidades;
Cobrança de metas por meio eletrônico nos celulares dos empregados;
Retirada do demonstrativo do percentual de incorporação de função do SISRH.
Crédito: Fernando Diegues
Fonte: FETEC/SP