fbpx
Início Notícias Caixa Econômica Federal Bancários da Baixada Santista paralisam agências da Caixa
Caixa Econômica Federal

Bancários da Baixada Santista paralisam agências da Caixa

27 de fevereiro de 2015

Os bancários da Caixa Econômica Federal e a diretoria do Sindicato dos Bancários de Santos e Região paralisaram, das 8h às 12h, as unidades São Vicente/Centro, Guarujá/Leomil, Cubatão/Nove de Abril e Santos/Gonzaga.

Os empregados da Caixa Econômica Federal e a diretoria do Sindicato dos Bancários de Santos e Região paralisaram unidades da Caixa Econômica em Santos, Guarujá, Cubatão e São Vicente, das 8h às 12h, como forma de protesto contra a abertura do capital do único banco 100% público do País na bolsa de valores. Esta sexta, 27, é o Dia Nacional em Defesa da Caixa. No ato serão utilizados cartazes e será distribuída carta aberta esclarecendo as desvantagens de uma privatização para o Brasil.

Caso o banco tenha parte privatizada na bolsa de valores os especuladores vão colocar as mãos em diversos recursos repassados para fomentar o desenvolvimento do País. Por exemplo, a Caixa patrocina o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES). Repassa recursos das loterias para projetos sociais e instituições subordinadas ao Governo federal atuando na área de esportes, seguridade social, educação, cultura e segurança penitenciária.

O banco centraliza operações como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), Programa de Integração Social (PIS) e Habitação popular (Programa de Arrendamento Residencial – PAR, Carta de Crédito, FGTS, entre outros). É agente pagador também do Bolsa Família, programa de complementação de renda do Governo Federal e do Seguro-desemprego.

Atua ainda no financiamento de obras públicas, principalmente voltadas para o saneamento básico, destinando recursos a estados e municípios. Também faz a intermediação de verbas do Governo federal destinadas ao setor público. Acima de tudo, a Caixa Econômica Federal é um órgão público controlado pelo Tesouro Nacional da República Federativa do Brasil.

O Sindicato dos Bancários de Santos e Região repudia com veemência a abertura do capital do maior banco público da América Latina.

A diretoria do Sindicato sempre esteve engajada para que os bancos públicos como a Caixa e Banco do Brasil façam seu papel social atuando na promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável do País, como instituição financeira, agente de políticas públicas e parceira estratégica do Estado brasileiro. É um crime empurrar o banco para o mercado financeiro e privatizá-lo, desviando bilhões do bolso dos trabalhadores para especuladores da bolsa.

Segundo relatou a nova equipe econômica de Dilma (dia 22/12, à Folha de São Paulo), o projeto seria fazer uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) daqui a um ano e meio aproximadamente, pois antes da operação, o banco teria de passar por um PROCESSO DE SANEAMENTO.

A caixa é um patrimônio do povo brasileiro, a luta é sua e é nossa, vamos resistir!

Crédito: paralisação em Santos
Fonte: Imprensa SEEB Santos e Região

Compartilhe
Publicado por: Gustavo Mesquita

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco

2022 | Permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Licença Creative Commons