fbpx
Início Notícias Banco do Brasil Bancários de bancos privados e BB aprovam propostas. Caixa rejeita !
Banco do Brasil

Bancários de bancos privados e BB aprovam propostas. Caixa rejeita !

Fernando Diegues

9 de setembro de 2024

Em sua grande maioria os trabalhadores de bancos privados e 69% dos funcionários do Banco do Brasil aprovaram, em assembleias na última semana, a proposta da Fenaban para renovação da CCT e a proposta do BB para renovação do ACT específico. Com isso, os dois acordos serão assinados amanhã – terça-feira 10, e o reajuste bancários 2024 será retroativo a 1º de setembro (data base da categoria).

O Banco do Brasil paga a PLR dos funcionários três dias após a assinatura do ACT, dia 13/09. E a PLR da CCT (Fenaban) será paga em setembro, como acordado durante as negociações da Campanha dos Bancários 2024.

Votação segue a maioria do país

Os bancários da base do Sindicato dos Bancários de Santos e Região, em assembleia dia 04/09, rejeitaram todas as propostas, porém seguirão a maioria das votações. Por isso, vão assinar também dia 10, amanhã terça-feira, juntamente com a maioria nacional, os acordos Fenaban e BB específico.

Maioria na Caixa rejeita

Os empregados da Caixa, na maioria, do país rejeitaram o acordo proposto pelo banco público. O Comando Nacional dos Bancários enviou comunicado para o banco na sexta-feira 6, informando o resultado das assembleias e solicitando a reabertura das negociações, bem como a garantia da manutenção do ACT Caixa e da CCT da categoria, que venceram em 31 de agosto.

O Sindicato dos Bancários de Santos e Região está aguardando as orientações do Comando Nacional para realização de ASSEMBLEIA PRESENCIAL Caixa. Fique ligado nas redes sociais e site do Sindicato.

Os índices de reajuste

Na atual proposta válida por dois anos, o reajuste para este ano de 2024 será de 4,64% sendo 0,7% acima da inflação, repercutindo em todas as verbas remuneratórias, incluindo os tíquetes alimentação (VA), refeição (VR), auxílio creche/babá e na Participação nos Lucros e Resultados (PLR) neste ano. Para 2025, o aumento além da inflação será de 0,6%, para salários, PLR, VA/VR e demais cláusulas econômicas.

Os sindicatos conquistaram a antecipação da 13ª cesta alimentação para outubro e a da PLR ainda para este mês de setembro. 

O ganho acima da inflação de 2024/25 será de pelo menos 1,31%, podendo ficar acima disso dependendo do comportamento do INPC. 

A Categoria amplia de 119 para 129 cláusulas na CCT, sendo que 116 nos garantem direitos acima da lei.

Os bancos queriam um índice abaixo da inflação, o que representaria perdas enormes para a categoria. E o pior, a Fenaban defendia ainda restringir a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) apenas para os trabalhadores dos cinco maiores bancos, o que evidentemente não foi aceito na mesa de negociação. 

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco