fbpx
Início Notícias Mulheres Bancárias têm cláusulas em defesa das vítimas de violência na CCT 2020
Mulheres

Bancárias têm cláusulas em defesa das vítimas de violência na CCT 2020

11 de maio de 2022

Entre as medidas estão: comunicado interno sobre prevenção à violência doméstica e familiar contra a mulher; canal de apoio à bancária vítima de violência; e outras formas de apoio como, por exemplo, a realocação da vítima em outro local de trabalho, garantindo o sigilo do mesmo

Na Campanha Nacional dos Bancários 2020, a categoria mais uma vez demonstrou ser vanguarda na luta por uma sociedade mais justa e igual para todos, conquistando a inclusão na Convenção Coletiva de Trabalho 2020, cláusulas de prevenção à violência contra a mulher (cláusulas 48 a 55).

 

Entre as medidas conquistadas estão: comunicado interno, a ser enviado pelos bancos aos trabalhadores, sobre prevenção à violência doméstica e familiar contra a mulher; canal de apoio à bancária vítima de violência; e outras medidas de apoio como, por exemplo, a realocação da bancária vítima de violência em outro local de trabalho, garantindo o sigilo do mesmo, e linha de crédito ou financiamento especial para estas mulheres. 

 

Acesse a CCT 2020/2022 

 

O Sindicato dos Bancários de Santos e Região tem um departamento jurídico para atender as áreas trabalhista, cível, criminal e previdenciária. É so agendar uma consulta pelo fone (13) 3202.1670.

 

Violência contra bancárias cresce

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) divulga um levantamento que mostra que as instituições financeiras receberam 273 pedidos de ajuda de funcionárias que sofreram violência doméstica entre 2020 e 2022.

 

Em 2021, o número de denúncias cresceu 11% em relação ao ano anterior. Este ano soma 18 casos até fevereiro.

 

Ainda segundo a pesquisa, que reúne dados fornecidos por 25 instituições, 11 funcionárias são violentadas por mês. As formas de agressão são muitas (física, moral, patrimonial, psicológica, sexual e virtual) e podem ser praticadas por marido, parentes ou outras pessoas do convívio familiar.

Crédito: Sindsaúde Criciúma
Fonte: SEEB de São Paulo e Folhapress com edição da comunicação do SEEB de Santos e Região

Compartilhe
Publicado por: Gustavo Mesquita

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco