fbpx
Início Notícias Ato em Defesa da Saúde do Trabalhador
Notícias

Ato em Defesa da Saúde do Trabalhador

18 de agosto de 2011

Veja as fotos do ato

Capitaneados pelo Sindicato dos Bancários de Santos e Região, diversos sindicatos ligados a Intersindical e a centrais sindicais, além de movimentos sociais, Partido Socialismo e Liberdade – Psol e PSTU, formaram o “Comitê de Luta pela Saúde do Trabalhador”. Um dos primeiros atos foi a realização de manifestação, quinta-feira, 18, em frente ao INSS, Av. Epitácio Pessoa, 437, na Aparecida, em Santos, contra os ataques dos governos municipais, estadual e federal a saúde do trabalhador e o sucateamento dos hospitais e serviços públicos de saúde, mantidos pelo SUS, com o objetivo de privatizá-los.

“Enquanto trabalhamos diariamente para sobreviver e pagamos muitos impostos, os governos Federal, estaduais e municipais estão promovendo grandes ataques contra a saúde da população trabalhadora. Entre esses ataques estão a Alta Programada e a Privatização do Sistema Publico de Saúde, o SUS”, explica Ricardo Saraiva Big, presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região.


Alta Programada
O governo federal implantou no INSS um sistema conhecido como “Alta Programada”. Por meio deste mecanismo, quando o trabalhador consegue obter o auxílio-doença, também recebe um prazo para retornar ao trabalho, independente de estar curado.

Quando este prazo se encerra, a alta é automática e o pagamento do auxílio-doença é suspenso. Para continuar afastado o segurado tem que passar por outra perícia, correndo o risco de ficar sem salário e ser demitido.

As perícias estão com prazos de mais de 30 dias e, para piorar, nos casos em que a cessação do benefício é mantida pelo perito do INSS, nem o órgão segurador nem o empregador assumem o pagamento, e quem sofre é o trabalhador e sua família.


Privatização SUS e corrupção nos governos
O Sistema Único de Saúde-SUS, custeado pelos impostos que pagamos, está sendo entregue para empresas que só tem como meta desviar dinheiro público, encher seus cofres e aumentar o caixa dois para servir a corrupção eleitoral. 

Para disfarçar o esquema de privatização em andamento, essas empresas se apresentam com nomes bonitos tais como Organizações Sociais – OS, Fundações e Organizações Sociais de Interesse Publico – OSIP. 

O que os governos e seus novos sócios não confessam é que esses “sócios” triplicam o custo dos serviços de saúde e que, alem disso, seus gerentes não prestam contas para a população do dinheiro que embolsam. 

Aqui em nossa região estão abocanhando grandes unidades de saúde, tudo orquestrado pelo governo do estado e pelos prefeitos. O resultado previsível desse processo é grandes lucros para empresários, gordas propinas para políticos e destruição da saúde pública utilizada pela população.

Fonte: Gustavo Mesquita

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco