Em Maio de 2006, há exatos 6 Anos, a vida de muitas de nós começava a mudar radicalmente: tivemos nossos filhos tirados do convívio familiar violentamente por agentes do Estado Brasileiro e por Grupos de Extermínio ligados a ele durante os terríveis Crimes de Maio, em todo estado de São Paulo. Foram mais de 500 mortes em pouco mais de uma semana, naquilo que se configurou como o maior Massacre da Democracia Brasileira Contemporânea contra sua própria população civil. O nosso movimento de Mães, Familiares e Amig@s de vítimas do Estado surgiria, infelizmente, a partir deste trágico episódio.
Passados 6 anos, muitos passos demos no sentido do nosso Direito à Memória e à Verdade, à Justiça e à Liberdade! Hoje muito mais gente sabe o quê verdadeiramente ocorreu naqueles dias sangrentos, de ataques massivos de agentes do estado contra jovens pobres e negros – dias em que se intensificou brutalmente uma prática que eles seguem fazendo cotidianamente pelas periferias do país. De lá pra cá, conseguimos algumas vitórias pontuais – como a primeira condenação formal do estado pelo Tribunal de Justiça de SP no caso de Edson Rogério da Silva, o reconhecimento cotidiano de toda nossa Luta… Porém tudo muito pequeno frente à violência impune que segue assolando a nossa classe, principalmente nossa juventude, portanto frente aos desafios que temos em diante. Quase todos os casos de mortos e desaparecidos em Maio de 2006 seguem totalmente arquivados, e o pior segue ocorrendo todos os dias pelas ruas das cidades…
Nas últimas semanas, pelo terceiro ano consecutivo, a Baixada Santista tem sido vítima de uma nova onda de Terror de Estado promovido por agentes policiais, paramilitares e grupos de extermínio a ele ligados, que seguem praticando execuções sumárias, prisões abusivas e até mesmo toques de recolher pelas periferias afora, sobretudo na Zona Noroeste da Baixada. E é exatamente pra lutar contra este cenário de guerra que marcamos a principal atividade de nosso movimento para este ano para aqui, na Praça da Paz Celestial, no coração da Zona Noroeste – muito próximo inclusive do local onde assassinaram, no último 28 de Abril. Ele que foi o 5º MC de Funk assassinado nos últimos 3 anos, todos eles durantes os meses de Abril…
Neste Sábado (12/05), a partir das 11 horas da manhã, reuniremos vários grupos de Rap e Música Popular (Anexo Verbal, Cientistas MCs, Família Ducorre, Guerreiroz do Capão, Versão Popular e Yzalú), Saraus Periféricos de São Paulo (da Ademar, Brasa, Casa, Elo da Corrente, Marginaliaria, Mesquiteiros, Perifatividade e Vila Fundão), e outras Redes de Luta (Rede Contra Violência – RJ, Rede 02 de Outubro, Rede Nacional de Familiares de Vítimas do Estado) que se somarão a nós e nossas organizações parceiras da Baixada Santista (a rapaziada da Educafro, o PROCURU – Projeto Cultura de Rua, o Movimento Sindical de toda Baixada, a Rádio da Juventude, a Igreja). Faremos uma Grande Atividade de Luta e de Amor pela Vida!
Às 10 horas da manhã sairão dois ônibus gratuitos de São Paulo para Santos: um do Terminal do Jabaquara, e outro da Estação Capão Redondo do Metrô.
A partir das 11hs teremos inúmeras Intervenções Culturais, muita Poesia, muita Música, Troca de Idéia e uma Grande Surpresa em Homenagem a tod@s noss@s mort@s, vítimas históricas do Estado Brasileiro. Sempre presentes em nossa Luta!
SÁBADO (12/05), A PARTIR DAS 11HS
NA PRAÇA DA PAZ CELESTIAL
ZONA NOROESTE DE SANTOS
MAIS INFORMAÇÕES: 13-8124-9643 (com Débora) / maesdemaio@gmail.com
Fonte: Mães de Maio