Os representantes dos trabalhadores e a direção do Santander Brasil assinaram a renovação do Acordo Aditivo à CCT da categoria nesta terça-feira 21 que garante conquistas e direitos específicos dos bancários do Santander por dois anos.
O Acordo Aditivo 2012/2014 mantém conquistas anteriores e avança em outros pontos. Em uma nova cláusula social, por exemplo, o banco se compromete a garantir igualdade de oportunidades a todos os trabalhadores da empresa, inclusive às pessoas com deficiência.
Também houve uma pequena elevação no número de bolsas de estudos para primeira graduação, de 2.300 para 2.500. Elas cobrirão até 50% do valor da mensalidade, com teto de R$ 410, que será reajustado pelo índice que for acordado com a Fenaban em 2013.
Ficou acordado mais uma vez o não desconto na PLR dos programas próprios de participação nos resultados. O documento estabelece ainda que nenhum funcionário do banco receberá menos do que R$ 1.600 a título de remuneração variável.
Duas outras cláusulas foram ampliadas. Ficou estabelecido que os empregados que utilizarem a licença não remunerada de até 30 dias por ano – para acompanhar o cônjuge e parentes de primeiro grau e por afinidade que estão com problemas de saúde – passam a receber os vales refeição e alimentação nesse período.
Já na licença-adoção, a empresa concordou em retirar a limitação do período de afastamento em função da idade da criança a ser adotada, em conformidade com a legislação. A partir deste acordo, portanto, os pais adotivos podem ter 120 dias de licença ou optar pelos 180 dias, independentemente da idade da criança.
O Santander também assinou termos de compromisso de que manterá o patrocínio ao Banesprev e Cabesp.
Fonte: Afubesp