Dia: 26/09 – hoje
Horário: 18h
Local: Av. Washington Luiz, 140
Fenaban
Somente depois de uma greve que dura nove dias, a Fenaban apresentou terça-feira 25 uma nova proposta, que na parte econômica eleva para 7,5% o índice de reajuste dos trabalhadores e para 8,5% o aumento do piso salarial e dos auxílios-refeição e alimentação; e para 10% no valor fixo da regra básica e no limite da parcela adicional da Participação nos Lucros e Resultados (PLR).
Caixa e BB não oferecem 8,5% no piso
O governo federal endureceu e propôs um reajuste na Caixa Econômica e Federal e no Banco do Brasil de apenas 7,5% para todos os níveis. Cortando os 8,5% no piso. Os representantes da Caixa não aceitaram reajustar o piso em 8,5%, como propôs a federação dos bancos, alegando que o índice teria impacto sobre todas as faixas do plano de carreira, o que é vedado pelo Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest).
BB tenta rebaixar salários dos comissionados e suspender ações
O banco propõe implantar até janeiro/2013 novo plano de comissões com jornada de 6 horas para determinados cargos comissionados com salários rebaixados. Além disso, o BB exige que os sindicatos que aderirem ao acordo macro da Contraf-CUT se comprometam a suspender por 180 dias, contados da implantação do novo modelo, as ações judiciais promovidas pelos sindicatos relativas ao recebimento das 7ª e 8ª horas, independentemente da fase processual.
Orientação do Sindicato de Santos e Região e da Intersindical
A diretoria do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e os sindicatos ligados à Intersindical orientam que os funcionários do BB e da CAIXA rejeitem a proposta, apesar de o Comando Nacional, formado em sua maioria por sindicatos filiados à CUT, pedirem aprovação da proposta dos bancos estatais.É importante salientar que a Intersindical, durante a negociação, rejeitou as propostas do BB e da CAIXA.
É inadmissível o Governo Federal oferecer menos que os bancos privados e propor rebaixamento de salários, retirada de ações trabalhistas e menos direitos.
Portanto, o sindicato convoca todos os bancários a comparecer na ASSEMBLEIA DA CAMPANHA SALARIAL, hoje, quarta-feira, 26/09/2012, às 18h, na Av. Washington Luiz, 140, para votar nas respectivas propostas da Fenaban, BB e Caixa.
Fonte: Imprensa SEEB Santos e Região