Indenização foi por danos morais
Um aposentado de 64 anos de São Carlos, São Paulo, recebeu indenização de R$ 3 mil por danos morais, após ficar duas horas e meia esperando em uma fila do banco.
O fato aconteceu quando ele foi até uma agência do Banco Mercantil para receber o primeiro pagamento da aposentadoria.
Indignado, o idoso entrou com uma ação na justiça por danos morais. Ganhou em 1ª instância e, como o banco não recorreu, terá direito a receber a indenização.
“Achei uma falta de respeito. Tirei as fotos da senha, do horário que a gente chegou e depois do horário que já ‘tava’. Aí o segurança veio e conversou comigo, que não podia ficar tirando foto dentro do banco, aí eu falei: ‘mas essa espera, a gente pode esperar isso tudo?’”, contou.
A ação demorou cerca de 40 dias para ser julgada.
Direito do consumidor
Uma lei estadual garante que os consumidores devem ser atendidos em até 15 minutos em dias normais, em até 25 minutos em dias que antecedem ou posteriores a feriados e 30 minutos em dias de pagamento de servidores públicos.
Segundo a diretora do Procon São Carlos, Juliana Cortez, caso esse tempo seja superado e o cliente quiser buscar reparação, deve comprovar o tempo que ficou esperando para ser atendido.
“O consumidor assim que chega à agencia ele precisa retirar a senha de atendimento ao caixa que deve conter o dia e o horário que o consumidor chegou na agencia. Quando ele chegar no caixa ele precisa pedir para o funcionário para que protocole a senha dele com horário que realmente ele esta sendo atendido”, afirmou.
Fonte: G1