N

Após reportagem sobre milícia privada no litoral paulista, jornalista é ameaçado

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
Após reportagem sobre milícia privada no litoral paulista, jornalista é ameaçado

Após publicar matéria com denúncia sobre atuação de milícia privada no litoral de São Paulo, jornalista e veículo de imprensa para o qual trabalha são ameaçados. A reportagem foi publicada pelo Diário do Litoral na última sexta-feira (30), com o título “Caiçaras chamam de ‘milícia’ segurança de condomínio”.

As intimidações contra os jornalistas foram praticadas por seguranças dos condomínios denunciados, que também são policiais militares, como relata o repórter e autor da matéria Carlos Ratton.

“No dia em que a matéria saiu, um carro nosso [do jornal] foi abordado lá em Guarujá. Eu não estava no carro, quem estava era o repórter fotográfico e o rapaz que estava distribuindo o material [nos postos de venda]. E aí, um carro do condomínio, adesivado como segurança do condomínio, seguiu eles por um tempo, dando um sinal de luz, querendo abordar o carro. Eles perguntaram sobre a reportagem e perguntaram por mim: ‘Cadê o repórter que fez a matéria?’. E depois perguntaram se ele [o motorista] estava com medo, porque ele não parou o carro”.

Logo após a abordagem, foram feitos telefonemas à redação do jornal, com a identificação de “miliciano”, pedindo satisfações sobre a matéria. Mais algumas ligações e contatos por redes sociais da internet ocorreram até a última terça-feira (3).

Na reportagem, os moradores e pescadores dizem sofrer intimidações por parte de seguranças e condôminos de moradias de luxo da Estrada Guarujá-Bertioga. Segundo as denúncias, a intenção é que as famílias de baixa renda vendam suas casas e saiam do local.

Em nota, o Diário do Litoral “lamenta tal atitude, alertando que já está tomando providências para resguardar a segurança dos jornalistas”.

Fonte Radioagência NP
Postado por Fabiano Couto em Notícias

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
[Voltar ao topo]
X

Fale Conosco:

Você pode contar sempre, com o Sindicato, para isso estamos deixando, mais um canal de comunicação, com você. Envie informações, denúncias, ou algo que julgar necessário, para a Luta dos Bancários. Ou ligue para: (13) 3202 1670

Atenção: Todas as denúncias feitas ao sindicato são mantidas em sigilo. Dos campos abaixo o único que é obrigatório é o email para que possamos entrar em contato com você. Caso, não queira colocar o seu email pessoal, você pode colocar um email fictício.

Aguarde, enviando contato!