fbpx
Início Notícias Após reportagem sobre milícia privada no litoral paulista, jornalista é ameaçado
Notícias

Após reportagem sobre milícia privada no litoral paulista, jornalista é ameaçado

5 de janeiro de 2012

Após publicar matéria com denúncia sobre atuação de milícia privada no litoral de São Paulo, jornalista e veículo de imprensa para o qual trabalha são ameaçados. A reportagem foi publicada pelo Diário do Litoral na última sexta-feira (30), com o título “Caiçaras chamam de ‘milícia’ segurança de condomínio”.
As intimidações contra os jornalistas foram praticadas por seguranças dos condomínios denunciados, que também são policiais militares, como relata o repórter e autor da matéria Carlos Ratton.
“No dia em que a matéria saiu, um carro nosso [do jornal] foi abordado lá em Guarujá. Eu não estava no carro, quem estava era o repórter fotográfico e o rapaz que estava distribuindo o material [nos postos de venda]. E aí, um carro do condomínio, adesivado como segurança do condomínio, seguiu eles por um tempo, dando um sinal de luz, querendo abordar o carro. Eles perguntaram sobre a reportagem e perguntaram por mim: ‘Cadê o repórter que fez a matéria?’. E depois perguntaram se ele [o motorista] estava com medo, porque ele não parou o carro”.
Logo após a abordagem, foram feitos telefonemas à redação do jornal, com a identificação de “miliciano”, pedindo satisfações sobre a matéria. Mais algumas ligações e contatos por redes sociais da internet ocorreram até a última terça-feira (3).
Na reportagem, os moradores e pescadores dizem sofrer intimidações por parte de seguranças e condôminos de moradias de luxo da Estrada Guarujá-Bertioga. Segundo as denúncias, a intenção é que as famílias de baixa renda vendam suas casas e saiam do local.
Em nota, o Diário do Litoral “lamenta tal atitude, alertando que já está tomando providências para resguardar a segurança dos jornalistas”.

Fonte: Radioagência NP

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco

2022 | Permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Licença Creative Commons